Sobre o Procedimento
A laparoscopia é uma via cirúrgica de abordagem de distúrbios na cavidade abdominal e pélvica. Ela permite tratar a maioria das doenças que são realizadas pela laparotomia (cirurgia aberta), como endometriose, cirurgias no útero, nas trompas, nos ovários, no apêndice, nas vias urinárias, na vesícula e no intestino.
Como acontece?
Passo 1
É realizada com pequenas incisões (geralmente até 01cm) na pele do abdômen e do umbigo, onde serão introduzidos os instrumentais, o meio de distensão e a câmera.
Passo 2
A técnica utiliza uma câmera especial, iluminação específica, óptica, trocarte, pinças e o meio de distensão da cavidade abdominal, que é feito com gás carbônico. Este meio de distensão é retirado após o procedimento e qualquer resíduo é absorvido pelo organismo.
Passo 3
As características do organismo da paciente também irão influenciar na técnica a ser escolhida, mas atualmente, com a modernização dos instrumentos e aparelhos utilizados na laparoscopia, são poucas as contraindicações. Esta via cirúrgica é considerada minimamente invasiva por aumentar o poder da visão das estruturas e menor dano ao tecido.
Estas vantagens que a técnica oferece aumentam a segurança do procedimento, diminuem o risco de intercorrências inerentes à cirurgia e diminuem o tempo de recuperação e retorno à rotina. Além destas vantagens, ainda proporcionam melhor resultado estético para a paciente.
Marque uma Consulta
O Instituto Crispi está capacitado pra o diagnóstico e tratamento de doenças de alta complexidade ginecológica.