Realização

Conheça o curso

A primeira linha de abordagem para o controle das osteoartrites da articulação temporomandibular (ATM) usualmente emprega terapias conservadoras. Casos refratários, ou diagnosticados já em estágios avançados, podem necessitar de intervenções mais invasivas. Dentre as condutas minimamente invasivas frequentemente indicadas, a lise e lavagem articular por artrocentese, seguida ou não por ciclos de injeções de produtos biologicamente ativos, selecionados de acordo com o fenótipo e estágio da doença, como o ácido hialurônico e agregados plaquetários, demonstrou eficácia no controle da lesão tecidual e da artralgia e incapacidade funcional associadas.

As injeções intra-articulares na ATM, de forma geral, são direcionadas ao espaço articular superior. Apenas recentemente, foram levantadas as vantagens e indicações das injeções de terapias no compartimento inferior da ATM. Embora a técnica de injeção no compartimento inferior da ATM tenha sido previamente descrita, e seja relativamente simples, estudos em cadáveres demostram que o risco de falha durante a injeção às cegas direcionada a esse espaço articular é bastante elevado. A guiagem em tempo real por imagens de ultrassom, empregando técnicas para a visualização da agulha durante todo seu trajeto, aumentou de forma significativa a precisão desses procedimentos.
O curso de diagnóstico e controle das osteoartrites da ATM abordará todos esses temas de forma teórica e prática, demonstrativa e por treinamento, em laboratório de cadáveres congelados.

Para quem é o curso

O curso de destina a cirurgiões-dentistas, especialistas em Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial ou Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Local

O curso acontece na Escola de Cirurgias Minimamente Invasivas do Instituto Crispi, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Suprema, na cidade de Juiz de Fora. Um ambiente acolhedor, onde a natureza pródiga e a mais alta tecnologia se unem para oferecer ao aluno um dos cenários mais inspiradores ao ensino.

Se interessou?

As vagas são limitadas, não perca a chance de estar na próxima turma!

Faça sua matrícula

Destaques

 

Conteúdo teórico baseado nas melhores evidências disponíveis para o diagnóstico, estadiamento e controles das osteoartrites temporomandibulares.

 

Demonstração e treinamento prático em cadáveres congelados de técnica de artrocentese e de injeções articulares cegas e guiadas por imagens de ultrassom em tempo real.

 

Demonstração em cadáveres congelados de técnica de artroscopia diagnóstica minimamente invasiva.

Objetivos

  • Capacitar o profissional para o diagnóstico, estadiamento e determinação dos diferentes fenótipos da osteoartrite da ATM.
  • Capacitar o profissional para a seleção das terapias e métodos de injeção intra-articular mais adequados para cada paciente.
  • Treinar o profissional para a execução das técnicas de artrocentese e injeção intra-articular, às cegas ou guiadas por imagens de ultrassom em tempo real, tanto no compartimento superior quanto inferior da ATM.

Coordenador

Ricardo Tesch

Doutor em Ciências da Saúde

Professores

Reem Hossameldin

Odontologista

Investimento

  • Taxa de matrícula
  • R$ 220,00 + R$9.000,00

E caso de desistência, o valor da pré-inscrição não será devolvido, bem como 30% do valor total do curso, sendo retidos a título de pagamento das rotinas administrativas internas necessárias à realização do curso.

O Instituto Crispi se reserva no direito de abrir as turmas apenas mediante quórum mínimo de alunos devidamente matriculados, em até 30 dias antes da data de início. Em caso de quórum insuficiente, os alunos receberão contato da nossa equipe para decidir se preferem esperar para uma nova turma, serem transferidos para outro curso ou receber a devolução dos valores pagos.