Patrocinadores

Conheça o curso

Sistematizar é organizar processos. Quando sistematizamos um procedimento cirúrgico, conferimos a ele uma sequência lógica que irá facilitá-lo e permitir sua repetição com maior eficiência. A repetição permite o aperfeiçoamento, a evolução técnica e um melhor resultado progressivo nas etapas, diminuindo o tempo operatório, facilitando o aprendizado, aumentando a eficiência e diminuindo a chance de dano inadvertido (controle de dano).

Combinando esses princípios básicos, o estudo da anatomia e a técnica laparoscópica aplicada ao CadaverLab, o Instituto Crispi inova ainda mais na sexta edição no curso de Sistematização Cirúrgica e Anatomia da Pelve.

Para quem é o curso

O curso é voltado para cirurgiões das mais diversas especialidades: ginecologistas, coloproctologistas, cirurgiões gerais, oncologistas e urologistas. Profissionais que tenham o desejo de expandir seus conhecimentos anatômicos e aprimorar suas habilidades cirúrgicas, utilizando um dos métodos mais eficazes e seguros de treinamento.

Local

O curso acontece na Escola de Cirurgias Minimamente Invasivas do Instituto Crispi, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Suprema, na cidade de Juiz de Fora. Um ambiente acolhedor, onde a natureza pródiga e a mais alta tecnologia se unem para oferecer ao aluno um dos cenários mais inspiradores ao ensino.

Destaques

CadaverLab

O cadáver fresco é uma das ferramentas mais completas e seguras para o treinamento de cirurgiões. Suas estruturas preservadas, em excelente estado de conservação, permitem um estudo aprofundado da anatomia humana, bem como a simulação realística de procedimentos cirúrgicos que variam de pequena a alta complexidade.

Melhora na curva de aprendizado

O CadaverLab proporciona mais rapidez e assertividade na curva de aprendizado, especialmente do ponto de vista prático. O método, que entre suas vantagens permite ao aluno treinar o controle de danos, pode ser desfrutado por quem possui pouca ou nenhuma experiência prévia em cirurgia.

Objetivos

O pioneirismo em cirurgias minimamente invasivas do Instituto Crispi foi primordial para a criação deste curso que tem como objetivo por oferecer treinamento laparoscópico em CadaverLab. Sob a supervisão de experts, esse formato permite o manuseio das estruturas anatômicas reais, sem trazer riscos para os pacientes. Conheça os principais objetivos do curso:

  • Estudo sofisticado da anatomia humana, no que diz respeito aos aspectos teóricos e práticos;
  • Identificação das estruturas anatômicas delicadas e a prevenção de danos irreversíveis;
  • Treinamento seguro da técnica laparoscópica;
  • Conhecimento da técnica de sistematização cirúrgica associada à anatomia.

Depoimento dos alunos

Coordenadores

Marco Aurelio Oliveira

Ginecologista

Cláudio P. Crispi Junior

Ginecologista

Programação

Com um programa formato para atender às necessidades atuais, o curso traz a expertise de grandes nomes para ministrar as aulas teóricas e práticas.

Horários

O curso acontece sexta e sábado, das 07h30 às 17h30.

  • Primeiro

    Compartimento Anterior

    Criação dos espaços paravesicais bilaterais (interno e externo) – Identificação e ressecção da artéria umbilical obliterada -Identificação da artéria vesical superior e inferior – Identificação do ligamento vesico-uterino e vesico-vaginal – Identificação do terço distal do ureter – Identificação do espaço vesico-vaginal – Confecção do espaço de Yabuki – Confecção do espaço retropúbico (Retzius) – Identificação do ligamento de Cooper – Identificação da uretra proximal – Identificação da porção superior da musculatura do elevador do ânus.

  • Segundo

    Compartimento Posterior

    Mobilização do sigmoide até o ângulo esplênico com identificação dos nervos da parede lateral do abdome (íleohipogástrico, íleoinguinal, femoral) e do genitofemoral) – Identificar o promontório – Identificar o ureter, o mesoureter e separá-lo do mesosigmoide – Identificar a veia ilíaca comum – Iniciar a confecção do espaço pararretal, identificar o fáscia pré-sacral, mesorretal, nervo hipogástrico inferior e promover o afastamento dos fáscias- Identificação da artéria retal média – Identificação dos músculos elevadores do ânus (esquerdo) – Confecção do espaço retrorretal – Incisão e rebatimento do fáscia pré-sacral, na altura do promontório – Identificação das raízes sacrais e do nervo pudendo.

  • Terceiro

    Compartimento Lateral

    Dissecção da fossa ovárica com linfadenectomia, identificação do nervo obturador, identificação dos vasos ilíacos internos, externos e suas ramificações, seguida da segunda etapa da ureterólise até o túnel da artéria uterina – Identificação dos nervos esplâncnicos – Identificação dos vasos glúteos superiores – Identificação da raiz sacral S1 – Identificação do nervo glúteo superior – Identificação das raízes sacrais S2, S3 e S4 – Identificação do nervo ciático – Identificação grande forame ciático – Identificação do ligamento sacroespinhoso – Identificação dos nervos e vasos pudendos – Identificação do canal de Alcock – Identificação do músculo coccígeo – Identificação da porção lateral dos músculos elevadores do ânus – Identificação do músculo obturador e forame obturatório – Identificação da corona mortis

Em caso de desistência, o valor da pré-inscrição, R$ 300,00, não será devolvido, bem como 30% do valor total do curso, sendo retidos a título de pagamento das rotinas administrativas internas necessárias à realização do curso.

O Instituto Crispi se reserva no direito de abrir as turmas apenas mediante quórum mínimo de alunos devidamente matriculados, em até 30 dias antes da data de início. Em caso de quórum insuficiente, os alunos receberão contato da nossa equipe para decidir se preferem esperar para uma nova turma, serem transferidos para outro curso ou receber a devolução dos valores pagos.

Se interessou?

As vagas são limitadas, não perca a chance de estar na próxima turma!

Faça sua matrícula Restam poucas vagas