7 dicas para melhorar a sua saúde física e emocional de uma vez por todas.

Quem nunca se perguntou como fazer para viver uma vida plena e sem estresse? Nos dias de hoje, isso parece impossível não é mesmo? Mas saiba que esse problema tem solução! Deite no sofá, coloque uma música calma e deguste essa leitura! Hoje você vai aprender a viver a vida dos seus sonhos!

A medicina atual vem destacando a importância dos cuidados preventivos como solução para evitar doenças maiores. Essa nova visão tem contribuído para que estudos científicos concentrem-se mais em pesquisar o fator gerador das causas, do que na repercussão dos sintomas em si.

No embalo dessa perspectiva, novas correntes de conhecimento têm evidenciado a importância do psicológico, como um gatilho de extrema relevância para as complicações físicas.

Essa teoria pode ser comprovada no caso das enfermidades ligadas a saúde íntima da mulher. Doenças como a endometriose, ovário policístico, adenomiose e mioma, ainda possuem suas causas desconhecidas. Muitas mulheres chegam aos consultórios desesperadas pela dor, mas ficam desapontadas quanto à especulação dos motivos que levaram a este quadro.

Segundo o Dr. Claudio Crispi , presidente do Instituto Crispi, “A endometriose é uma doença nebulosa, que vem causando devastação no organismo feminino, e está virando caso de saúde pública no país. Como é de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas são comuns a muitas doenças, destrói vários órgãos das pacientes, até ser descoberta.”

O mistério que circula algumas doenças pode estar chegando ao fim e você tem um papel muito importante nisso! Saiba como:

1 – Você não é a mulher maravilha. Para começar, se auto perdoe. Não tente dar conta de tudo. É necessário entender seus ritmos, frequências e limitações. Cada um funciona de um jeito. Respeite-se.

Para praticar isso, escreva um diário pessoal. Todo dia, durante três meses, ou seja, nos três ciclos da menstruação, tire 15 minutos do seu dia para escrever como se sente. Ao final desse período, compare os resultados e veja quais foram as mudanças, ou quais são os momentos que precisa de mais calma, ou mesmo qual o melhor momento para tomar decisões.

Esse método vai te ajudar a se conhecer melhor, e assim, consequentemente se responsabilizar pelas suas atitudes, ações e saúde.

2 – Preste atenção na sua alimentação. Lembre-se que seu organismo absorve cada fragmento de alimento que você coloca para dentro. Tudo o que você ingere vai para as suas células, que compõem os tecidos dos seus órgãos, e impulsionam as suas funções.

Não é bobeira então afirmar que você é o que você come, não é mesmo?

Se ingere muitos produtos industrializados, está absorvendo componentes químicos com grande incidência tóxica no organismo. Se come muitos queijos e derivados, está absorvendo uma quantidade excessiva de lactose, que ultrapassa o limite de absorção das células. Se come muita carne vermelha, está absorvendo além da dor do animal, uma quantidade enorme de hormônios esteróides.

O que você quer dentro de você?

Fique atenta. Testar novos hábitos alimentares é fundamental para conhecer como funciona a digestão do seu organismo. O que combina e o que não combina com você.

3 – Mantenha-se no agora. Eu sei, isso parece clichê e utópico. Mas usando métodos eficazes, realmente funciona!

A ansiedade é um inimigo já internalizado na nossa rotina. Um sistema ansioso, é alimentado pela combustão da ansiedade. E somos nós, as engrenagens, que proporcionamos isso.

Para diminuir os seus efeitos, utiliza-se o método da “narração ao vivo”. No começo pode parecer meio estranho, mas com o tempo você vai perceber que seus efeitos realmente funcionam.

Seja no metrô, no ônibus, andando pelas ruas, no trabalho, indo ao cinema, ou entrando em um motel. Se começar a surgir uma cadeia de pensamentos ansiosos, comece a descrever tudo o que está vendo e fazendo, dessa maneira bem literal mesmo.

Ex: “Agora estou virando o volante, agora vejo o sinal vermelho, agora eu piso na embreagem, agora eu faço a curva…”

Como eu disse, pode parecer estranho no início, mas esse método é uma ótima forma de burlar a ansiedade e se manter no aqui, e no agora.

Para um melhor resultado, faça esse exercício acompanhando a frequência da sua respiração. Concentre-se em inspirar e expirar. Isso vai te ajudar a manter a calma.

4 – Utilize palavras positivas por meio da repetição. A saúde plena começa com uma boa dose de autoestima. E como se aproximar dela?

Assim como o exercício anterior, este método também é eficaz e você vai se acostumar com o tempo.Enuncie palavras que remetam força, autenticidade e positividade para você mesma. Utilize sempre os pronomes: “Eu sou”, antes da palavra escolhida.

Ex: “Eu sou alegria, eu sou alegria…”

No final da décima repetição você já vai começar a sorrir espontaneamente. Esse exercício é interessante, pois com o tempo, o subconsciente libera palavras de forma espontânea, sem a censura do consciente. Você pensa “Eu sou amor”, mas começa a repetir, “Eu sou confiança”.

5 – Just dance! Dance, dance and dance! Não importa se é na frente do espelho ou em uma pista lotada. É muito importante para a mulher se envolver com algum tipo movimentação corporal. Pode ser através de uma música de noitada, música clássica, hip hop, ou instrumental. Não importa o ritmo! O corpo feminino precisa se movimentar!

É muito curioso observar os detalhes que fazem toda diferença, mas passam desapercebidos pela gente. Por exemplo, o corpo de mulher, naturalmente é curvilíneo e arredondado. São inúmeras as metáforas que conectam o corpo feminino ao violino e ao violão. Esses instrumentos remetem a música, ao movimento.

É coerente afirmar que essas metáforas não foram utilizadas à toa. Há de fato uma conexão entre a mulher e a música.

As sociedades arcaicas sempre praticavam rituais que envolviam danças. Como a mulher é repleta de ciclos, e do maior deles, o processo de fecundação do óvulo até o nascimento, era natural que danças e rituais fossem parte de suas rotinas.

Essas mulheres antigas tinham uma grande conexão com o feminino. Através da dança elas atingiam o centro da sua energia sexual, da criação e da confiança.

6 – Seja gentil com você mesma. Essa é uma das mais valiosas lições para manter sua saúde sempre em ótimo estado. Falar consigo mesma de forma muito autoritária e rígida pode causar sérios problemas nos órgãos reprodutivos. Lembre-se que a energia da reprodução está ligada ao nascimento, à criação, ao novo, ao começo.

Falar coisas amargas para si mesma, é como colocar uma pedra no meio de um caminho. Diminui as frequências da inovação.

7 – E por fim. Converse. Procure sempre falar sobre o que você está sentindo. Se quiser ficar na sua, sem problemas, respeite-se. Mas se estiver sentindo que a sua própria mente não responde mais as suas dúvidas, converse. Confie nas pessoas. Lembre-se que conversar com o outro é abrir o caminho para ele se sentir a vontade para falar sobre si, também. A empatia começa pelo diálogo.

Fique ligado para mais postagens como essa! Lembre-se que você é a fonte de tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *