A deficiência de vitamina D nas mulheres inférteis que portam endometriose.

A infertilidade atinge cerca de 15% da população feminina em idade reprodutiva e pode ter diversas causas. No caso das mulheres, os mais comuns são doenças inflamatórias e imunológicas que interferem na implantação embrionária.

Um estudo recente realizado com 1072 mulheres em um centro universitário de infertilidade avaliou a influência da deficiência da vitamina D. Foi verificado que 77.4% das mulheres tinham níveis de vitamina D menores que 30ng/ml, e 40.1% menores ou iguais a 20 ng/ml (insuficiência).

Os níveis de vitamina D estão significativamente relacionados à composição corporal, as mudanças climáticas e em casais inférteis. Portanto, as mulheres que pretendem gestar, devem ter seus níveis de vitamina D testados nos exames pré-concepcionais.

Essa é uma vitamina fundamental para a implantação do embrião e sua deficiência pode estar ligada à endometriose, já que é uma doença autoimune e inflamatória, conhecida por diminuir as taxas de vitamina D na organismo.

Outras Postagens

Nam dictum pretium nunc, nec suscipit urna lacinia in. Fusce ac congue nibh. Duis ac odio ante. Cras enim ac lacus tincidunt accumsan. Nam placerat urna ut euismod viverra.

Nosso blog