A importância da sororidade quando o assunto é a saúde íntima.

Você repara que seu corpo está com sintomas diferentes. Corrimentos, mal cheiro, coceiras e ardências. O medo toma conta de você. Será que estou com alguma DST? Esse post é para aquelas que tem vergonha de expor para as amigas o que estão sentindo, temendo um possível julgamento pejorativo.

Woman worker get bullying by her fellow worker at her office Premium Vector

Você corre para procurar um médico, e enquanto não vai a consulta, morre de vergonha por achar que está portando algo considerado “nojento” pela sociedade.

Você se sente inferior às suas amigas e não comenta nada com ninguém. O quanto mais fácil seria caso as mulheres não olhassem umas para as outras como competidoras e pudessem viver uma relação harmoniosa e sincera?

Resultado de imagem para mulheres competindo

 

O clima de disputa constante atrapalha a naturalidade das amizades. Gostamos das nossas amigas, confiamos nelas, mais filtramos alguns assuntos, temendo o julgamento.

A sociedade incentiva a competição. Através de propagandas, filmes, clipes e letras de músicas, há sempre duas ou mais mulheres brigando por um homem, por um melhor cargo, pela melhor roupa, pelo melhor status, para ser a mais rica, a mais bonita….Os motivos são inúmeros.

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”

Essa condição tem gerado grandes problemas. Além de fundamentar a falta de empatia, contribui para a manifestação de neuroses, depressão e até no agravamento de doenças sérias.

No campo da saúde, por exemplo, se a mulher não se sente confortável para falar com as suas amigas sobre os seus sintomas ginecológicos, perde a oportunidade de compartilhar conhecimento e aprender mais sobre o que está sentindo.

SHAME shame
Shame shame
SHAME

Essa falta de diálogo aumenta a neurose e a suposição de estar nutrindo algo muito mais grave do que realmente está. Isso gera uma baixa na autoestima. A mulher começa a se comparar com as amigas, que superficialmente parecem estar perfeitas.

Outra problemática está no fato de que a falta de conversa estimula a alienação em relação à informação. Por exemplo, doenças como a endometriose, muitas vezes são confundidas com uma cólica comum, no início dos seus sintomas. Se uma mulher se sente confortável para contar o que está sentindo, descobre que esses indicativos podem estar relacionados à doenças mais complexas.

Imagem relacionada

Na troca de diálogo, uma pode indicar para outra a melhor clínica, equipe médica e tratamentos.

A conversa sincera entre mulheres é fundamental para manter vivo o câmbio de experiências. Suas amigas nada mais são do que mulheres iguais a você, que gostam de serem ouvidas assim como você.

Praticar sororidade é o início de uma nova era!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *