Alimentação saudável está em alta

Semana passada foi o Dia do Nutricionista e aproveitamos para pedir nossa especialista, Drª Fernanda Mululo, para responder as dúvidas que muita gente tem, principalmente as mulheres. Ela fez questão de orientar que cada pessoa tem sua individualidade e que o ideal é estar sempre em contato com sua nutricionista, pois a profissional já tem seu histórico e saberá melhor definir o que é melhor para você. Além disso, claro, ela agradeceu pelo carinho de todos pelo dia dela!

Instituto Crispi: Ando na contramão de muitos (as), sempre fui magra, mais desde que comecei a tratar endometriose, há 4 anos com (dienogeste) fiquei mais magra. Isso pode estar relacionado a esta medicação?
Mululo: Precisamos antes de dizer que é o medicamento o causador da perda de peso ou de algum problema nutricional devemos avaliar se outros fatores não estão fazendo isso acontecer. Por exemplo, uma ansiedade ou estado mais deprimido que faz você consumir menos alimentos ou exercício físico de alta intensidade e tempo prolongado ou várias horas em jejum. Para isso, é sempre importante fazer um acompanhamento nutricional e médico para também descartar também outras doenças.

Instituto Crispi: Devo evitar comer carboidratos à noite?
Mululo: Deve ser avaliado muito individualmente e que tipo de carboidrato está se falando. Por exemplo, carboidratos vindos de vegetais são diferentes de carboidratos vindo de produtos industrializados e refinados, simples e de rápida absorção, sendo assim vai depender do que se come. Outro fator é se você por exemplo tem objetivo de ganho de massa muscular e faz atividade física a noite, pode ser necessário utilizar carboidratos a noite. Sendo assim, tem vários fatores a serem avaliados para se consumir carboidrato a noite, procure ajuda de um nutricionista para melhor orientar segundo sua necessidade.

Instituto Crispi: Alimentação está ligada diretamente a prevenção de doenças?
Mululo: Essa pergunta é de extrema importância, já que a alimentação da população mundial está sendo uma das principais fatores de causa de várias doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão. Sendo assim, comer de forma adequada, equilibrada estaremos sim prevenindo doenças e muitas vezes ajudando no tratamento de outras. Crie um hábito saudável, realize atividade física e tenha uma vida tranquila são os principais fatores para prevenção de doenças.

Instituto Crispi: O que comer antes dos treinos?
Mululo: O que comer antes do treino, é dúvida de muitas pacientes, a consistência e tipo de alimento vai depender do horário do seu treino, da sua individualidade e do seu objetivo. Mas de maneira geral, você precisa ter pré treino carboidratos, proteína, gordura e fibras, mas lembrando que vai depender dos fatores descritos acima principalmente já que podemos precisar utilizar mais proteína e gordura para uma pessoa ou mais carboidrato e proteína para outra. Um exemplo, poderia fazer um lanche com ovos associado com banana com aveia, ou atum com abacate e aveia.

Instituto Crispi: Algum alimento estimula menstruação?
Mululo: Na literatura cientifica não temos um alimento especifico que pode causar a menstruação, o que verificamos e algumas alimentos que aumentam o relaxamento do útero e poderiam no caso de gestantes ou mulheres que tentando engravidar, levar ao aborto. Por exemplo, a linhaça, hibisco, camomila, capim santo e capim limão, carqueja.

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