Avaliação Urodinâmica de pacientes com Endometriose Infiltrativa

Urodynamic Evaluation of Patients with Deep Infiltrating Endometriosis: A Comparison of Pre- and Postoperative Findings – Preliminary Results

A endometriose profunda pode atingir diversos órgãos pélvicos, incluindo os nervos pélvicos. O plexo hipogastrico é a principal origem de inervação dos órgãos pélvicos, incluindo a bexiga e uretra, responsáveis pela micção e armazenamento da urina.
Um estudo prospectivo realizado pelo nosso grupo com 11 pacientes que seriam submetidas a laparoscopia para tratamento de endometriose, comparou os resultados do estudo urodinâmico pré e pós cirurgia. O estudo urodinâmico inclui a fluxometria, a cistometria e o estudo fluxo/pressão.
O resultado do estudo urodinâmico era normal em 91% das pacientes no pré-operatório e todas as pacientes tiveram o estudo urodinâmico normal no pós-operatório. Somente 45,5% das pacientes foram submetidas a técnica de nerve sparing, ou seja, a dissecção dos nervos pélvicos.
Apesar da pequena amostra de pacientes deste estudo, vimos que a técnica de nerve sparing não causou alterações urodinâmicas nas pacientes com endometriose profunda, assim como a maioria desta população não apresentou alterações nas funções miccinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *