Tudo que você precisa saber sobre o colo do útero

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o colo do útero, como ele funciona e quais os exames necessários para manter sua saúde em dia. 

O que é o colo do útero?

O colo do útero é a porção inferior e mais estreita do útero. Para ilustrar, podemos imaginar o útero com o formato de uma pêra inverted, sendo o colo a menor parte,  com uma abertura que serve para separar os órgãos internos dos órgãos externos.

É através dessa abertura que a menstruação passa em todos os ciclos menstruais. A abertura do colo do útero também se dilata enquanto a mulher está em trabalho de parto, para que o bebê passe. Por essas (e muitas outras) funções é que devemos ter cuidado com esse órgão.

Formato e tamanho do colo do útero

O formato e tamanho do colo do útero variam de acordo com fatores como: idade da mulher, período do ciclo menstrual, número de gestações, partos e após patologias. A maior mudança ocorre após o período pós parto, onde a abertura do colo do útero passa a ter formato de fenda e tem seu volume aumentado. 

Quando o formato do colo do útero é curto é necessário atenção, pois esse encurtamento pode causar abortamento. Em casos como esse, o acompanhamento regular do colo do útero em cada período gestacional é essencial. 

Barreira protetora

Quando a mulher está em idade fértil, dentro do colo do útero ocorre a produção de um muco cervical,  produção essa que se intensifica durante a janela do período fértil da mulher. Esse muco é responsável por conservar os espermatozóides até que eles sejam fecundados. Entretanto, quando a mulher está no período infértil, o muco produzido tem também outra função: ele protege o colo do útero, funcionando como uma barreira protetora contra microorganismos que possam causar doenças. Esse mecanismo de defesa é extremamente importante para a mulher, principalmente durante a gravidez. 

Cuidado necessários para a saúde do colo do útero

O colo do útero tem diversas funções para a saúde da mulher, e por isso precisa de cuidados regulares. Durante relações sexuais a mulher precisa ter cuidado com infecções sexualmente transmissíveis. O uso de preservativos é muito importante para evitar infecções, assim como evitar relações sexuais quando estiver com feridas no colo do útero. 

No período menstrual, a abertura do colo do útero fica maior, assim esse período é mais suscetível para o desenvolvimento de doenças e infecções ocasionadas por fungos e bactérias, como o HPV, reforçando o uso de preservativos durante as relações sexuais, principalmente no período menstrual. 

A importância de realizar o exame preventivo

Sempre ressaltamos a importância do diagnóstico precoce para o tratamento de doenças, principalmente em casos de câncer. O exame ginecológico preventivo, conhecido também como papanicolau, fornece o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, e deve ser realizado por mulheres entre os 24 e 64 anos, com vida sexual ativa. O recomendado é realizar o exame anualmente, ou mais vezes caso haja indicação da ginecologista.

Colo do útero na gravidez 

Durante a gravidez, o colo do útero passa por transformações para se adaptar ao parto. Estamos falando de alterações no tamanho, textura e até mesmo na coloração interna. O colo do útero tende a aumentar, se tornar mais macio e com coloração roxa. Além disso, o muco produzido torna-se diferente, sendo produzido especialmente para a proteção do feto. 

Câncer no colo do útero 

Como citamos, é extremamente importante a realização do diagnóstico precoce no câncer do colo do útero. A faixa etária mais afetada pelo câncer do colo do útero é a de mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Além disso, alguns fatores podem ser de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero, como: sexo sem proteção com vários parceiros, tabagismo e ínicio prematuro da vida sexual. Fazer o preventivo é uma das únicas formas efetivas de ter um diagnóstico precoce. 

Cuidar corretamente do colo do útero significa evitar infecções sexualmente transmissíveis, problemas uterinos e até mesmo auxiliar no tratamento do colo do útero.

O Instituto Crispi é referência no tratamento de doenças de alta complexidade ginecológica. Visitando a página do instituto você pode agendar uma consulta com um especialista da área, além de ser possível realizar os exames necessários para manutenção da saúde do colo do útero.

Para agendar uma consulta ou conhecer mais sobre o Instituto Crispi, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *