Como a endometriose profunda pode comprometer o intestino.

A endometriose profunda é aquela onde as células endometriais ectópicas infiltram mais de 05 mm nos órgãos acometidos. A localização mais frequente é o compartimento posterior da pelve. Dentre os órgãos presentes neste compartimento está o retossigmoide, que é a parte mais profunda do intestino. A endometriose intestinal, principalmente neste segmento, pode levar a sintomas como dispareunia (dor na relação sexual), dor pélvica, disquezia (dor na evacuação), hematoquezia (saída de sangue nas Fezes), constipação e até obstrução intestinal.

A lesão pode infiltrar apenas a serosa (parte externa do intestino), ou estender-se para a musculatura ou a mucosa (parte interna do intestino). Apesar do retossigmoide ser a região do intestino mais afetada (90%), a endometriose pode localizar-se também no apêndice, cólon e intestino delgado.

A cirurgia, nestes casos, é indicada quando os sintomas são refratários ao tratamento clínico ou quando há disfunção intestinal, ou ainda quando há indicação cirurgia por outras lesões associadas. O tipo de cirurgia intestinal também vai depender da localização, extensão e profundidade da lesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *