Como estruturar uma carreira médica de sucesso 

Embora o estudo e a dedicação sejam essenciais para uma carreira médica de sucesso, é necessário também desenvolver algumas habilidades para conquistar a tão almejada carreira medica de sucesso e renomada. Se destacar na sua área de atuação requer muito empenho e dedicação, pois o profissional precisa ter uma série de cuidados e responsabilidades éticas, garantindo que sua carreira seja consolidada e ele se destaque por sua excelência na área. Para auxiliar quem já está na área ou quem está iniciando sua carreira agora, separamos algumas dicas que podem ajudar na construção de uma carreira médica de sucesso.

Entenda como se destacar e ser um profissional renomado em sua área de atuação

Abaixo, separamos algumas dicas para médicos que desejam se destacar em seu meio de atuação:

  • Aposte no networking

Nos últimos anos, a palavra networking se tornou comum no dia a dia profissional de quem atua nas mais diversas áreas, desde empreendimentos até a área da saúde. Isso se deve ao fato de que o Networking se refere ao entrosamento com outros profissionais da sua área de atuação, para a realização de parcerias e descoberta de novas oportunidades de emprego e também de atualização cientifica.

Ambientes propícios para a realização de networking são congressos, simpósios, workshops, eventos que reúnem profissionais renomados de sua área e eventos de grandes universidades que sejam voltados para sua área de atuação. Nesses ambientes você encontra profissionais abertos a novas ideias e que podem contribuir muito para a sua carreira e aprendizado.

  • Mantenha um bom relacionamento com sua equipe e principalmente com seus pacientes

Uma boa relação no ambiente de trabalho é indispensável para o sucesso profissional. É importante manter um relacionamento baseado no respeito e na ética com as pessoas que compõem sua equipe, como outros profissionais da saúde, secretários e prestadores de serviços.

Além disso, é mais do que necessário manter uma boa relação com seus pacientes, com um atendimento humanizado, um ambiente que proporcione uma escuta acolhedora e onde o paciente se sinta confortável para realmente ser atendido. Embora uma relação de confiança entre médico e paciente ocorra com o tempo, logo no inicio dos atendimentos é necessário fornecer esse espaço de segurança para o paciente. A comunicação é uma importante ferramenta para o profissional que deseja obter uma carreira de sucesso e fidelizar pacientes.

  • Invista em seu marketing 

Para ser um profissional de sucesso é necessário que seu trabalho seja conhecido, e para isso nada melhor do que investir em marketing. As redes sociais se tornaram um aliado para profissionais que desejam mostrar um pouco mais de seu trabalho para outros profissionais e também para captar novos pacientes.

No entanto, tenha sempre em mente que a ética profissional deve se manter também através das telas: não exponha pacientes sem o consentimento por escrito, sempre esteja atento ao código de ética e sempre seja o mais responsável possível pois o conteúdo produzido por você alcançara o mais variado público, desde pessoas que entendem do assunto até mesmo leigos. Portanto, utilize o marketing com responsabilidade, ética e profissionalismo.

  • Adquira outros tipos de conhecimento 

Um profissional de excelência busca sempre por mais conhecimento, por isso, não se limite a ler apenas sobre sua área. Mantenha-se informado, não só para beneficiar sua carreira e se tornar um profissional mais completo, mas também para se dedicar a coisas além de seu consultório ou clínica. Um profissional de sucesso precisa estar com a saúde em dia, principalmente a saúde mental. Você pode apostar em novos conhecimentos, como a prática culinária, que pode beneficiar inclusive o seu relacionamento com o paciente.

  • Mantenha-se atualizado!

Um profissional renomado e com uma carreira de sucesso é aquele que está em constante aprendizado! Com o passar dos anos, as técnicas, informações sobre doenças e até mesmo a prática clínica sofrem atualizações, e um bom profissional deve acompanhar essas atualizações, visando não só seu aperfeiçoamento profissional, mas também o bem estar do paciente que contará com um profissional mais capacitado.

A atualização profissional pode ser feita através de cursos online, cursos presenciais, congressos, leituras de guidelines da área, artigos científicos de fontes confiáveis e renomadas, leitura de livros de autores renomados da área e conteúdos similares. A atualização profissional deve ser feita com base em fontes seguras, como institutos de pesquisa na área e profissionais renomados da área que pesquisem sobre. Além disso, é importante se dedicar ao estudo para se atualizar e extrair o máximo de aprendizado de cursos e similares.

Um curso de qualidade deve contar com um corpo docente de profissionais renomados, que tenham bastante experiência na área, mas que também tenham didática, para poder ensinar o aluno e garantir que o profissional obtenha o máximo de aprendizado do curso realizado. Pensando na importância da união da experiência profissional com a didática, o Instituto Crispi em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema possui uma série de cursos de atualização para médicos e demais profissionais da saúde que buscam por cursos de atualização de qualidade e excelência.

No Instituto Crispi você encontra  cursos que contam com uma parte teórica, ministrada por profissionais altamente especializados na área, além de uma parte prática, que conta com uma infraestrutura especialmente desenvolvida para a aprendizagem na área da saúde, com laboratórios de anatomia realística, profissionais experientes dando suporte.

Conheça mais sobre os cursos de atualização do Instituto Crispi clicando aqui e veja quais podem contribuir para sua carreira médica de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *