E quando a endometriose reflete no nervo?

Muitas vezes os focos de endometriose podem estar próximos ao nervo. Esse fator gera um quadro de dor local e também de dor referida/irradiada, que pode apresentar espasmo distante do local do foco da doença.

Dependendo da importância do nervo, a portadora da doença pode sentir dor ao caminhar, ao fazer xixi, câimbras nos membros inferiores, choque no local e no pior dos casos ficar sem andar.

O procedimento cirúrgico realizado deve ser executado de forma perfeita. Lesões nervosas podem acarretar prejuízo funcional, sensorial ou motor dos órgãos, que por vezes podem ser irreversíveis. A forma mais segura de diagnóstico da doença, segundo a análise do caso, é a Ressonância Magnética por imagem e a análise clínica.

A endometriose é definida como a presença de tecido endometrial (estroma e/ou glândulas) fora da cavidade do útero. Esta doença atinge 10 a 15% de mulheres em idade reprodutiva. Ela pode localizar-se em diversos locais e órgãos, com maior prevalência nas estruturas pélvicas. Porém, existem localizações incomuns da endometriose que devem ser investigadas quando há sintomas que justifiquem a hipótese de lesão nestes órgãos. Os locais mais raros onde a endometriose já foi descrita foram a amígdala, mama, pulmão e o diafragma.

 

A cirurgia da endometriose no nervo é umas mais complexas. Entre em contato e saiba como praticar, com os melhores profissionais, e se torne um excelente cirurgião!

Ligue para: 0800 020 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *