Endometriomas and deep infiltrating endometriosis in adulthood

Recentemente, foi publicado um artigo do tipo caso controle com 114 mulheres na Espanha. Foi encontrado um risco 7,6 maior das pacientes com distância ano genital mais curta desenvolver endometriose, e este risco era muito maior quando se tratava de endometriose profunda.

À distância anogenital é a longitude da pelve medida no sentido anteroposterior transverso, um fator constitucional que se inicia na formação dos órgãos durante a vida fetal. Em diversos estudos anteriores, uma distância menor tem sido relacionada á exposição ao estrogênio e a alterações da capacidade reprodutiva.

A endometriose é uma doença relacionada à exposição hormonal ao estrogênio. Seria de grande importância saber se há relação entre a endometriose e a diminuição da distância anogenital nas mulheres.

Recentemente, foi publicado um artigo do tipo caso controle com 114 mulheres na Espanha, onde encontrou-se um risco 7.6 vezes maior das pacientes com distância anogenital mais curta desenvolver endometriose, e este risco era muito maior quando tratava-se de endometriose profunda. Há necessidade de outros estudos confirmando este dado e estudos mais bem desenhados, mas já podemos ficar atentos a esse novo possível fator de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *