Endometriose de ovário

A endometrioses do ovário, ou seja, a presença de tecido endometrial no ovário também é conhecida como endometrioma.

O endometrioma pode localizar-se apenas em um ovário ou bilateralmente. Também pode acometer a camada superficial do órgão ou aprofundar-se no parênquima ovariano.

Os sintomas mais comuns em pacientes portadoras de endometriomas são a dismenorreia (dor pélvica no período menstrual), dor pélvica crônica, infertilidade e dispareunia (dor na relação sexual). Apesar de poder manifestar-se com estes sintomas, há uma parcela dessas pacientes que são assintomáticas.

A ultrassonografia é um exame com alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico dos endometriomas. Em casos de dúvidas no diagnóstico diferencial com outros tumores ovarianos, ainda há o recursos da ressonância magnética pélvica. Os marcadores de tumores ovarianos, que são dosados no sangue, também contribuem para esclarecer o diagnostico diferencial entre o endometrioma e outros tumores ovarianos com características semelhantes.

O endometrioma pode ser tratado clinicamente ou cirurgicamente. O tratamento clinico é realizado com terapia hormonal, preferencialmente com o hormônio do tipo progesterona. O tratamento cirúrgico é indicado em casos de sintomas que não melhoram com o tratamento medicamentosos ou em caso de tumores maiores que 03 cm. Ainda há grande discussão sobre a indicação de tratamento cirúrgico nas pacientes com infertilidade ou com desejo de gestação. Nenhuma sociedade mundial tem protocolo definido, e o tema é abordado constantemente nos congressos de endometriose. Há diversos estudos envolvendo cirurgia e fertilidade, porém nenhum estudo com evidencia forte o suficiente para determinar a conduta no tratamento destas pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *