Endometriose do ligamento uterossacro

O ligamento uterossacro é um tecido fibroso que se estende do parte posterior e superior do colo do útero até o sacro (osso), responsável pela fixação e sustentação do próprio útero. Ele limita lateralmente o fundo de saco posterior, isto é, a região posterior ao útero e vagina recoberta por peritônio.

A endometriose nos ligamentos uterossacros é uma das localizações mais comuns, com uma prevalência estimada pela literatura de 67 a 89% nas pacientes com endometriose profunda. Nas pacientes operadas pelo nosso grupo, a prevalência foi de 62.5% de pacientes com lesão ligamentar posterior. Ela pode ser superficial quando atinge somente o peritônio que o recobre, ou ser do tipo profunda caso infiltre mais de 05 mm o tecido (maioria).

Os sintomas que podem ocorrer na endometriose dos ligamentos uterossacros são a dismenorreia (dor na menstruação), a dispareunia (dor na relação sexual), a dor pélvica e disquezia (dor na evacuação). A dispareunia é o sintoma com maior intensidade de dor, seguido pela dismenorreia, nas pacientes sintomáticas e com endometriose neste local.

A endometriose neste local pode ser sugerida por exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética, mas pode também ser facilmente detectada pelo exame físico. Os ligamentos uterossacros são palpados por via vaginal por causa de sua topografia, e portanto, podem ser avaliados através do toque vaginal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *