Endometriose e Câncer: Existe Associação?

A endometriose é uma doença crônica e progressiva e que, apesar de ser benigna, gera muitas dúvidas e interesses de pesquisa sobre sua relação com o câncer.

Por atingir diferentes órgãos pélvicos, ela possui caráter disseminador e infiltrativo. Na maior parte dos casos, os órgãos pélvicos são os mais atingidos. Eles estão localizados nos ovários e na parte posterior da pelve (ligamentos uterossacros). No entanto, existem relatos da doença em locais raros como a mama, a faringe e o pulmão.

Imagem relacionada

Desta forma, sabe-se que há outras formas de disseminação das células endometriais que não somente o refluxo menstrual, que é a principal teoria de origem da endometriose.

A outra teoria aceita para o aparecimento destes focos é da metaplasia celômica. Nesse fenômeno as células do peritônio, que tem capacidade de se transformar em diversos outros tipos de células do corpo humano, por algum motivo misterioso, acabam se transformando em células endometriais.

Imagem relacionada

Os estímulos que geram esse fator podem estar ligados à causas hormonais, emocionais, genéticas ou até ambientais.

Outra possibilidade seria a disseminação linfática. Da mesma maneira que é visto nas doenças malignas, a endometriose dissemina-se com facilidade, através das vias do sistema linfático.

As evidências cientificas mostram uma pequena relação entre o câncer de ovário e a endometriose de ovário, onde o risco relativo varia de 1.3 a 1.9. Dentre este risco de desenvolver algum tipo de câncer ovariano através da presença do endometrioma, os tipos mais relacionados são os tumores de células claras, os serosos e endometrioides.

Apesar desta relação ter sido estabelecida, o risco é tão baixo, que não há protocolo determinado de rastreio para câncer nas mulheres com endometrioma.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *