Endometriose e Fatores Ambientais

A endometriose é uma doença ginecológica hormônio dependente relacionada a diversos fatores como genética, imunidade, alimentação e fatores ambientais.  Na última década, houve grande avanço tanto nos seus métodos diagnósticos e tratamentos, quanto com relação aos estudos de suas etiologias (origem).

E uma preocupação atual, não somente com a endometriose, mas com a saúde geral, é o quanto as toxinas e a poluição afeta nossa saúde. A endometriose está relacionada à exposição excessiva de fatores ambientais que deflagram e piora o grau da doença, como os fatores químicos de desregulação endócrina (metais pesados, dioxinas, outros poluentes orgânicos persistentes, benzofenonas and ftalatos).

Estes componentes são encontrados em materiais como plásticos (o famoso BPA), resinas, aerossol (desodorantes e perfumes), produtos farmacêuticos, plástico usado em alguns brinquedos, etc. Uma reflexão rápida sobre a possível exposição diária a estes químicos deixaria qualquer pessoa assustada, mas os níveis e o tempo de exposição a estes compostos devem ser elevados para provocar desregulações orgânicas.

Portanto, a população que está suscetível a ter alterações por estes fatores ambientais são aquelas populações de risco como trabalhadoras de indústrias que utilizem plásticos ou componentes químicos, farmacêuticas, químicos que trabalhem com gases voláteis e moradores de regiões com rios e/ou ar ambiente contaminado por fábricas próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *