Endometriose e o risco de doença cardíaca coronariana

A endometriose é uma doença ginecológica benigna associada à inflamação crônica sistêmica, aumento do estresse oxidativo, produto de diversos processos moleculares que geram/pioram a inflamação e o aumento do perfil lipídico aterogênico, quantidade de gorduras em nível sanguíneo que aumentam a chance de infarto.

As possíveis doenças coronarianas decorrentes destas alterações são o infarto do miocárdio, angina e a necessidade de angioplastia por obstrução arterial.

O estudo realizado nos Estados Unidos avaliou 101 mulheres com endometriose confirmada por laparoscopia no período de 20 anos. Elas foram comparadas a mulheres sem a endometriose para o risco de doença coronariana mostrando um aumento do risco de 1.52 (risco relativo).

As pacientes analisadas foram avaliadas quanto ao risco coronariano quanto à diferença etária, onde as pacientes menores de 40 anos apresentaram um risco relativo de 3.08 e as pacientes maiores de 40 anos tiveram o risco relativo de 1.65.

Além disso, outra análise feita durante o estudo foi a comparação do risco de doença coronariana entre as pacientes com endometriose que foram submetidas à histerectomia/ooforectomia com aquelas que não precisaram destes procedimentos, onde quem foi submetida a retirada de útero e/ou ovários mostraram ter um risco aumentado de 1.51.

Desta forma, as pacientes jovens com endometriose diagnosticada devem ter mais atenção quanto ao risco de doença coronariana e medidas de prevenção devem ser sugeridas as mesmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *