Endometriose no diafragma! Saiba se você possui os sintomas da doença!

A endometriose é definida como a presença de tecido endometrial (estroma e/ou glândulas) fora da cavidade do útero. Esta doença atinge 10 a 15% de mulheres em idade reprodutiva. Ela pode localizar-se em diversos locais e órgãos, com maior prevalência nas estruturas pélvicas. Porém, existem localizações incomuns da endometriose que devem ser investigadas quando há sintomas que justifiquem a hipótese de lesão nestes órgãos. Os locais mais raros onde a endometriose já foi descrita foram a amígdala, mama, pulmão e o diafragma.

Nas pacientes que foram submetidas a cirurgia de endometriose profunda em Phoenix (EUA), aproximadamente 0,6% possuem lesão do diafragma. Verificou-se, no entanto, que cerca de 80% das pacientes que possuem lesão diafragmática terão concomitantemente lesão de endometriose pélvica.

Os sintomas provocados pela endometriose são normalmente dor e infertilidade, porém dependendo da localização ela pode provocar disfunções nos órgãos acometidos pela doença. No caso do diafragma, a endometriose pode levar ao aparecimento do pneumotórax espontâneo, dor torácica e hemoptise (tosse com sangue), principalmente no período menstrual.

O pneumotórax é a presença de ar no parênquima (tecido) pulmonar colabando os alvéolos, responsáveis pela troca gasosa, diminuindo, consequentemente, a concentração de oxigênio nas células.

A endometriose diafragmática pode ser detectada pela ressonância magnética, cuja sensibilidade varia de 78 a 83%. O diagnóstico definitivo é feito com a análise histopatológica do material retirado cirurgicamente.

O tratamento para a endometriose no diafragma pode ser feita de forma conservadora com tratamento medicamentoso hormonal ou por extirpação cirúrgica, em casos de insucesso do tratamento conservador ou de quadro agudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *