Laparoscópica Sacrocolpopexy utilizando fio de sutura farpado bidirecional

O prolapso de cúpula vaginal e a distopia do fundo vaginal, ou seja, herniação do fundo vaginal. Pode ser tratado cirurgicamente com a suspensão da mesma pela técnica minimamente invasiva laparoscópica com taxas de sucesso a longo prazo. A abordagem laparoscópica ainda traz a vantagem da menor morbidade e curto tempo de hospitalização.

A cirurgia laparoscópica utilizada para o prolapso da cúpula vaginal e a sacrocolpopexia, que consiste na fixação da cúpula da vagina ao promontório, utilizando ou não telas sintéticas (proteses). Há necessidade de pontos de fixação no promontório, local onde há diversas estruturas nobres no entorno, e portanto, maior risco de complicações.

Nosso grupo, demonstrou a técnica de sutura bidirecional tripla para fixação da tela no sacro. Esta técnica reduziu em 15 minutos o tempo operatório na fixação da tela e em 10 minutos o fechamento do peritôneo quando comparada a técnica clássica. Desta forma, há benefício claro na implementação da técnica de sutura, apesar da necessidade de treinamento e habilitação em sutura laparoscópica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *