Saiba como exercer a calma no pós-operatório da endometriose.

Finalmente! A cirurgia já está feita, você descansa na sua casa feliz porque as dores acabaram. Os dias passam, você já quer voltar para sua rotina, fazer as suas coisas normalmente, mas ainda não se sente 100% disposta. Pera! Não se desespere! O processo de recuperação é um pouco mais lento mesmo. Agora relaxe e aprenda como passar por ele tranquila e confiante.

Mulher jovem, morder, dela, língua, mostrando, ok, gesto, com, duas mãos, piscando Foto gratuita

Depois que os curativos são retirados a mulher vive o período de resguardo. Não pode fazer atividades físicas, não pode pegar peso e nem praticar relações sexuais. Como cada organismo responde de um jeito, muitas mulheres têm o tempo de recuperação mais lento do que outras. Esse fator pode gerar uma certa ansiedade, que em muitos casos, tem como consequência o desenvolvimento de paranoias e neuroses. Pensamentos negativos de medo e preocupação invadem o imaginário da paciente. Muitas começam a achar que não estão se recuperando da forma mais correta, que o processo está lento, temem até a volta das dores.

Resultado de imagem para mulhe neurótica

Mas tudo isso é fonte do psicológico. Crenças depreciativas que a mulher tem sobre ela mesma, entram em ação em momentos delicados, no qual a segurança e a autoestima deveriam ser as primeiras no front de guerra. O pós cirúrgico, por exemplo, é um ótimo momento para esses limitadores se manifestarem.

A calma não se resume apenas em ter uma recuperação bem sucedida, ela vem na verdade, do controle da nossa mente.

Pensamentos são baús de tesouros.

Tudo começa por eles, tudo termina neles. O homem é formado 50% por matéria e outros 50% pela psiquê. Ideias formam nações e as destroem. Desde que o homem vivia nas cavernas, até nos dias de hoje, sem uma ideia não há nada que se concretize.

Resultado de imagem para pensamentos criam a realidade

Nós somos o que acreditamos ser.

Uma autoestima elevada é fundamental para encarar situações adversas. Se você está vivendo o pós operatório, lembre-se que sua mente será 90% do sucesso da sua recuperação.

Aproveite o tempo de resguardo para conhecer seu corpo. Preste atenção na sua digestão, na forma como você mastiga o alimento, nas horas do dia em que sente mais fome. Preste atenção no seu horário biológico, quando naturalmente acorda, quando naturalmente começa a sentir sono.

Preste atenção em todos os seus detalhes! Seu corpo conversa o tempo todo com você!

Em alguns momentos mais calmos do dia, apenas preste atenção na sua respiração. Sinta o ar tocar as suas narinas, sinta ele encher seus pulmões. Imagine o oxigênio sendo absorvido por todas as suas células, desde o topo da cabeça até os dedos dos pés.

Resultado de imagem para mulher respiração

Não há exercício melhor para diminuir a ansiedade do que a conexão com a estrutura que te acolhe, o seu corpo.

Depois de uma cirurgia, você se sente diferente, algo saiu de dentro de você, foi embora. Nesse momento deve ser estabilizado um novo diálogo entre você e o templo que te abriga.

Mente e corpo alinhados são a combinação perfeita para o sucesso!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *