Entenda por que a endometriose aumenta as dores da cólica.

Mal estar e desconforto pélvico. A dor é tanta que parece que você vai desmaiar. Remédios não funcionam, muito menos a famosa compressa de água quente. Mas por que será que a endometriose intensifica tanto os espasmos da cólica?

O sangue eliminado pela descamação do endométrio escorre pelo duto da vulva, sendo expelido, todo mês no processo de menstruação. No entanto, uma certa quantidade volta pelas trompas e cai na cavidade abdominal de forma fisiológica, ou seja, normal.

Resultado de imagem para mulher menstruação

Isso acontece em cerca de 90% das mulheres. Porém em 10%, na idade fértil,  manifesta-se a endometriose.

Nesses casos, o sangue com conteúdo de células endometriais, se “espalha” pela barriga e começa a irritar a camada que reveste a cavidade abdominal, gerando os focos.

Imagem relacionada

A dor insuportável vem do próprio contato do sangue com o peritônio, tecido que “cobre” a barriga por dentro. Independentemente de onde vem, o sangue por si só, irrita qualquer revestimento interno do corpo em que faz contato.

Por isso que a endometriose se caracteriza por ser uma doença inflamatória crônica. Todo mês, o mesmo processo.

Algumas portadoras da doença relatam que no ápice das crises, tinham a sensação de que seus órgãos pélvicos pareciam estar sendo contorcidos.

Essa é uma doença muito séria que está sendo desvendada. Suas causas ainda são repletas de mistérios. De qualquer maneira, lembre-se, nem toda cólica é normal. Fique atenta às suas dores!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *