Sangramentos em uso de anticoncepcional

O uso de anticoncepcional proporcionou a mulher não só a prevenção da gestação, mas também o conforto em prever seu ciclo menstrual e prevenir “acidentes” e constragimentos. O ciclo menstrual pode ser tão inconveniente para algumas mulheres, que elas optam até mesmo por não menstruar. O número de substâncias, dosagens e vias de aplicação desses anticoncepcionais é vasta, possibilitando uma adequabilidade aos diferentes tipos de etnias e fenótipos.

Um possível efeito colateral do uso dos contraceptivos é o sangramento intermenstrual, também conhecido como escape. É reconhecido como grande motivo de descontinuidade de muito métodos anticonceptionais e/ou trocas. Normalmente, ele ocorre no inicio do uso do método e a tendência é cessar após 06 meses. Porém, comumente a paciente já trocou de método nesse período. Pode acontecer também dos escapes ocorrerem após muito tempo de uso de um método anticoncepcional, devendo ser reavaliado se aquele método ainda é adequado para o perfil da paciente.

O escape ocorre por um desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona, gerando um descamação precoce do endométrio ou um afinamento desta camada a ponto de expor os vasos frágeis superficiais.

Além dos efeitos hormonais, doenças secundárias devem ser investigadas e excluídas como causas para estes sangramentos. Uma causa muito comum para os escapes constantes em uso de anticoncepcionais decorrentes de doenças secundárias são  as doenças inflamatórias pélvicas.

Existem medicamentos que podem ser utilizados para minimizar os escapes nessas pacientes em uso de anticoncepcionais, e a orientação e acompanhamento do ginecologista é fundamental para a resolução deste efeito colateral e persistência do método adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *