Single-Port – Conheça a Técnica

A cirurgia laparoscópica single-port é uma variação da cirurgia laparoscópica convencional na qual todos os instrumentos são introduzidos na cavidade abdominal por um portal único, geralmente na região do umbigo. Desta forma, evita-se a realização de outras incisões abdominais, aumentando o conforto pós operatório, diminuindo o tempo de internação e melhorando o resultado estético.

É uma via cirurgia de abordagem de distúrbios na cavidade abdominal e pélvica, que trata inúmeras doenças ginecológicas como cirurgias no útero, nas trompas e nos ovários.

A técnica do single-port tem limitação quanto a indicação cirúrgica, ou seja, não pode ser aplicada em todos os casos. A questão do volume abdominal também é um limitador a realização desta técnica, pois já que todos os instrumentos são introduzidos em um único local eles podem não alcançar o sítio cirúrgico. Atualmente, os instrumentos e portais utilizados estão cada vez mais modernos e buscando soluções tecnológicas para tornar possível a abrangência desta via cirúrgica.

A técnica de laparoscopia single-port é uma via com bons resultados cirúrgicos, que dependem de cirurgião treinado e capacitado, mas também das condições clinicas da paciente e da patologia a ser abordada. A melhor escolha vai ser a feita em conjunto com o cirurgião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *