Uma nova abordagem para a histerectomia supra cervical durante colpopexia sacral laparoscópica.

Uma nova abordagem para a histerectomia supra cervical durante colpopexia sacral laparoscópica para prolapso genital : um ensaio clínico randomizado.

A sacrocolpopexia laparoscópica é um dos tratamentos cirúrgicos para o prolapse uterino.  Consiste na fixação da cúpula vaginal ou colo uterino no osso sacro, normalmente utilizando um tela sintética de polipropileno.  É uma cirurgia complexa com tempo operatório maior, e quando associado a histerectomia subtotal (retirada apenas do corpo uterino), há também maior risco de disseminação de tecido carcinomatoso não suspeito.

Um ensaio clinico randomizado duplo cego, ou seja, um estudo de alto grau de evidencia cientifica,  avaliou 124 pacientes que iriam ser submetidas a este procedimento cirúrgico com duas técnicas diferentes: colpectomia com Hook monopolar associado a morcelador mecânico convencional, e colpectomia com alça bipolar e morcelador bipolar. A técnica utilizando a energia bipolar para alça e morcelador teve uma diferença no tempo cirúrgico total, tempo de morcelamento e de corte, mostrando ser uma técnica mais adequada para sacrocolpopexia. Não houve diferença nos índices de complicação cirúrgica entre as duas técnicas.

Entre em contato para saber mais informações sobre os nossos cursos: 0800 020 2019 / Opção 6

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *