Saiba mais clicando aqui.

Por conta da sua difícil determinação anatômica, o paramétrio é uma região tão complexa que existem até algumas divergências na literatura sobre o que o classificaria.

Ele não é um órgão como o estômago, a bexiga ou o intestino, mas sim uma região anatômica que está próxima ao útero. Em grego “para” é “ ao lado” e “métrio”, “útero”, então paramétrio é toda a região que passa ao lado do útero.

A importância desse local é marcada pela presença tanto de vasos da parte linfática quanto de vasos da parte sanguínea, esse sistema compõem vasos de suporte e nutrição para o útero.

Outras estruturas muito nobres, também atravessam o paramétrio. É o caso dos vasos da parte nervosa que enervam a pelve e desempenham funções tanto funcionais como sensoriais. Eles são responsáveis por atividades primordiais como a micção, a evacuação e os orgasmos da mulher. Tudo passa pelo paramétrio, daí então a grande questão da sua complexidade anatômica.

No caso em que a endometriose, na região posterior da pelve, está localizada na parte retro cervical, perto dos ligamentos útero sacros, ela infiltra outras áreas até alcançar o paramétrio. Ou seja, está em um estágio bastante avançado da doença.

Esse fenômeno causa a inflamação dos nervos, dos vasos e também do uretér que passa por essa região também.

A cirurgia da paciente que possui focos no paramétrio deve ser feita sob o conceito do “one shot surgery”, em um dos procedimentos pélvicos mais complexos.

Deve-se ter um cuidado muito grande nessa região para não lesionar nervos e vasos, de grande importância. Qualquer movimentação errada pode ser um fator para que a paciente não urine e não defeque mais, e isso é extremamente perigoso.

A cirurgia da endometriose com focos no paramétrio deve ser feita por uma equipe muito competente, que utiliza o conceito multidisciplinar, médicos de várias áreas, presentes e prontos para qualquer imprevisto.

Sempre se mantenha esclarecida antes do procedimento cirúrgico, entender sobre o funcionamento do seu corpo, é fundamental.

 

Outras Postagens

Nam dictum pretium nunc, nec suscipit urna lacinia in. Fusce ac congue nibh. Duis ac odio ante. Cras enim ac lacus tincidunt accumsan. Nam placerat urna ut euismod viverra.

Nosso blog