Saiba mais clicando aqui.

Por conta da sua difícil determinação anatômica, o paramétrio é uma região tão complexa que existem até algumas divergências na literatura sobre o que o classificaria.

Ele não é um órgão como o estômago, a bexiga ou o intestino, mas sim uma região anatômica que está próxima ao útero. Em grego “para” é “ ao lado” e “métrio”, “útero”, então paramétrio é toda a região que passa ao lado do útero.

A importância desse local é marcada pela presença tanto de vasos da parte linfática quanto de vasos da parte sanguínea, esse sistema compõem vasos de suporte e nutrição para o útero.

Outras estruturas muito nobres, também atravessam o paramétrio. É o caso dos vasos da parte nervosa que enervam a pelve e desempenham funções tanto funcionais como sensoriais. Eles são responsáveis por atividades primordiais como a micção, a evacuação e os orgasmos da mulher. Tudo passa pelo paramétrio, daí então a grande questão da sua complexidade anatômica.

No caso em que a endometriose, na região posterior da pelve, está localizada na parte retro cervical, perto dos ligamentos útero sacros, ela infiltra outras áreas até alcançar o paramétrio. Ou seja, está em um estágio bastante avançado da doença.

Esse fenômeno causa a inflamação dos nervos, dos vasos e também do uretér que passa por essa região também.

A cirurgia da paciente que possui focos no paramétrio deve ser feita sob o conceito do “one shot surgery”, em um dos procedimentos pélvicos mais complexos.

Deve-se ter um cuidado muito grande nessa região para não lesionar nervos e vasos, de grande importância. Qualquer movimentação errada pode ser um fator para que a paciente não urine e não defeque mais, e isso é extremamente perigoso.

A cirurgia da endometriose com focos no paramétrio deve ser feita por uma equipe muito competente, que utiliza o conceito multidisciplinar, médicos de várias áreas, presentes e prontos para qualquer imprevisto.

Sempre se mantenha esclarecida antes do procedimento cirúrgico, entender sobre o funcionamento do seu corpo, é fundamental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *