Endometriose e Alimentação

Estima-se que 7 milhões de mulheres convivam com a endometriose no Brasil. É muita gente sentindo, mês a mês, fortes cólicas menstruais, dor nas relações sexuais e, pior, descobrindo que não consegue engravidar, já que essa é uma das principais causas de infertilidade.
O problema pode ser causado por vários fatores, como questões genéticas, imunológicas e até ambientais. Infelizmente, não há uma forma específica de evitar que a endometriose apareça, mas sabe-se que um estilo de vida saudável tem influência positiva tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.

Apostar em alimentos com propriedades anti-inflamatórias e se manter longe de itens que provoquem essa reação é fundamental para quem tem a condição. De modo geral, uma pessoa com endometriose deve reduzir a ingestão de carne vermelha, leite e derivados (como queijos amarelos e manteiga), embutidos, frituras, açúcares e doces em geral, farinha refinada, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas de forma artificial.
Durante as refeições, evite beber junto com a comida, pois a prática atrapalha a digestão. Isso faz com que um material residual seja produzido, aumentando o stress oxidativo no organismo. A resposta a esse processo é ela mesma: a inflamação. Saiba mais:

Carne Vermelha:

A endometriose é uma doença que possui caráter inflamatório. Produtos industrializados, alimentos fritos e embutidos, contribuem para a inflamação dos focos da doença. A carne vermelha ganha destaque como vilã das portadoras, pois ela possui um tipo de gordura que é mais pró inflamatória, já que provém do ômega 6.

Além disso ela proporciona uma digestão mais lenta, portanto mais dificultada, proporcionando sintomas como a distensão abdominal, a má digestão, a dor e o desconforto, são agravados.

Tanto no decorrer do processo da doença, quanto no pós operatório, a carne vermelha deve ser evitada, sendo substituída por outras proteínas animais com fácil digestão, como ovos ou proteínas vegetais, como feijão, ervilhas, quinoa e lentilhas.

Frutas Cítricas:

Em sua última edição, a revista Human Reproduction, da Universidade de Oxford, mostrou como o consumo de frutas é capaz de reduzir a chance de ter endometriose. Outro ponto destacado foi o fato de alguns vegetais aumentarem a probabilidade de desenvolvimento da doença.

Durante 20 anos, os pesquisadores coletaram informações demográficas, antropométricas e sobre o estilo de vida de 70.835 mulheres com idade entre 25 e 42 anos.

Em relação à dieta, verificaram a frequência com que elas ingeriam 130 alimentos, incluindo bebidas, com opções de respostas variantes entre nunca, menos de uma vez por mês e seis ou mais vezes por dia. O uso de suplementos nutricionais também foi monitorado para evitar distorções.

Algumas participantes relataram consumir frutas e outros vegetais três, quatro, cinco, seis ou mais vezes por dia. Essas tiveram, respectivamente, 9%, 10%,18% e 12% menos risco de ter endometriose em comparação com as que afirmaram comer duas ou menos porções diárias.

As frutas cítricas foram o grupo mais atuante na prevenção da endometriose: mulheres que incluíram ao menos uma porção diária na dieta tiveram 22% menos risco em comparação às que consumiam o alimento menos de uma vez por semana. De acordo com os responsáveis pelo estudo, a provável responsável pelo benefício é a beta-criptoxantina, substância com propriedades anti-inflamatórias, transformada pelo organismo em vitamina A.

MAS FIQUE ATENTA! Frutas cítricas em excesso podem acarretar dores abdominais e problemas digestivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *