8 de Agosto – Dia Nacional do Combate ao Colesterol Alto

Uma das formas de armazenar e transportar gordura no nosso corpo é através do colesterol. Mas o que é colesterol? Ter colesterol aumentando é bom ou ruim? Essas são algumas perguntas corriqueiras que vou responder ao longo do texto.

O colesterol é precursor de hormônios, vitaminas como a D, por exemplo, e também constituinte das células e enzimas que são importantes para o funcionamento adequado do corpo. O problema é quando ocorre um desequilíbrio em suas duas moléculas principais: HDL e LDL.

O LDL “colesterol ruim”, quando em excesso, é responsável pela formação de placas de gordura, o que prejudica a passagem do sangue e pode levar ao surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e AVC. Já o HDL, considerado “colesterol bom”, remove os excessos do sangue, reduzindo o risco de formação das placas.

Através de um exame de sangue simples conseguimos avaliar como estão essas duas moléculas, assim como o colesterol total e os triglicerídeos, que precisam estar em equilíbrio para saúde do corpo e do coração.

O aumento do colesterol é uma doença silenciosa e sem sintomas aparentes, exceto quando ocorre o entupimento dos vasos sanguíneos em virtude de infartos e AVC. Os fatores mais importantes para prevenção das doenças cardiovasculares de aumento do colesterol ruim é mudança de estilo de vida.

Como:

* Alimentação adequada – evite industrializados, principalmente ricos em gordurassaturadas, biscoitos, doces industrializados, comidas congeladas prontas como hambúrguer, pizza, fast-food. Além disso, mantenha a saúde intestinal com consumo de fibras (essenciais para ajudar na eliminação do colesterol), consuma aveia, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), cereais integrais, frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e frutas. Use alimentos fontes de ômega 3 – importante protetor de doenças cardiovasculares, como sardinhas, atum, chia, linhaça.

* Mantenha o peso adequado, evite a obesidade (fator de risco para aumento do processo inflamatório do corpo que favorece a formação das placas de gordura).
* Não fume – causa irritação dos vasos sanguíneos e favorece a formação da placa de gordura.
* Realize atividade física regular – além de prevenir o aumento do colesterol LDL, ajuda a manter o colesterol HDL (bom) mais alto, o que previne doenças cardiovasculares.
* Atenção consumo de bebida alcoólica – fator importante para aumento do colesterol.

Existe uma parcela da população que apresenta fatores genéticos para esse aumento, a recomendação é que de além dos fatores modificáveis citados acima, seja feito um acompanhamento médico frequente.

Lembre-se o primeiro passo para prevenir e tratar o problema é buscar o auxílio de um especialista e incorporar à sua rotina hábitos saudáveis que devem vencer a preguiça, a falta de tempo e mesmo o medo de fazer mudanças.

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