A eficácia da terapia de manutenção de longo prazo com um sistema intra-uterino

A eficácia da terapia de manutenção de longo prazo com um sistema intra-uterino com levonorgestrel para a prevenção da recorrência endometrioma ovário.

 

O endometrioma é o tumor ovariano formado pela endometriose. Ele pode ser tratado clinicamente quanto cirurgicamente, mas independente do tipo de tratamento, o endometrioma ele pode recidivar. Esta é uma preocupação muito grande nas pacientes em idade reprodutiva já que ainda pode haver desejo de gestar.

O estudo sul coreano envolvendo 61 pacientes publicado por Kim e colaboradores, verificou uma prevalência de 11% de recorrência dos endometriomas nas mulheres tratadas cirurgicamente e que colocaram  dispositivo intrauterino (DIU) hormonal (levonogestrel) como profilaxia. A recidiva foi considerada quando surgiam tumores ovarianos iguais ou superiores a 2 cm na ultrassonografia.
A taxa de recidiva de acordo com o tempo de acompanhamento variou respectivamente em 4%, 6,3% e 25,5%, em 24, 36 e 60 meses de seguimento das pacientes que estavam utilizando o dispositivo intrauterino hormonal no período pós operatório. Portanto, o DIU pode ser um bom método de profilaxia de recidiva do endometrioma, principalmente a curto prazo.

A eficácia da terapia de manutenção de longo prazo com um sistema intra-uterino com levonorgestrel para a prevenção da recorrência endometrioma ovário .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *