Como funciona a laparoscopia urológica 

A laparoscopia é muito conhecida por ginecologistas, pois se trata de uma das técnicas cirúrgicas mais empregadas para o diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas, como a endometriose. A laparoscopia possui um papel importante também no diagnóstico e tratamento de doenças urológicas, por conta da precisão e riscos reduzidos que ela traz.

A aplicação da laparoscopia em cirurgias urológicas vem sendo associada a diversos benefícios em relação às técnicas cirúrgicas anteriores. Uma das principais vantagens  é a possibilidade de uma melhor visualização da cavidade interna e uma menor manipulação dos órgãos dessa cavidade, ocasionando um melhor pós-operatório, com menos dores e riscos de complicações.

Quais as principais vantagens da laparoscopia urológica

A laparoscopia urológica possui diversas vantagens para o paciente e para a equipe cirúrgica, como:

  • Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, com pequenas incisões, reduzindo os riscos pós-operatórios;
  • Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, a administração de analgésicos é menor;
  • Menor tempo para a recuperação, assim o paciente pode retornar mais cedo para suas atividades rotineiras;
  • A técnica de cirurgia laparoscópica na urologia pode ser aplicada para o diagnóstico e tratamento de doenças renais, testiculares, adrenais, na próstata e ureter;
  • Menor tempo de cirurgia, um benefício também para a equipe cirúrgica.

Conheça os principais tipos de aplicação da cirurgia laparoscópica na urologia

Atualmente, existem quatro principais tipos de cirurgias laparoscópicas urológicas, que são divididas de acordo com a área onde são aplicadas. As principais cirurgias laparoscópicas na urologia são:

Prostatectomia radical laparoscópica

A Prostatectomia radical laparoscópica é a cirurgia indicada para a remoção da próstata e/ou tratamento de câncer e tumores na próstata, como com a remoção de vesículas seminais e linfonodos. Embora os resultados diretos obtidos sejam os mesmos das cirurgias convencionais, essa técnica se destaca por estar associada com um melhor pós-operatório, menos dores e maior rapidez de recuperação.

Nefrectomia radical laparoscópica

A Nefrectomia radical laparoscópica é empregada para a remoção do rim ou linfonodo em casos de câncer, sendo que essa técnica é a mais escolhida para o tratamento do câncer renal principalmente por conta do menor sangramento durante a cirurgia e todos os benefícios citados anteriormente.

Adrenalectomia laparoscópica

A técnica da Adrenalectomia laparoscópica é empregada para a remoção da glândula supra renal, sendo que essa técnica é uma das mais indicadas para esse tipo de remoção, por conta de todos os benefícios da técnica de laparoscopia.

Pieloplastia laparoscópica

A pieloplastia laparoscópica é uma técnica empregada no tratamento da Estenose de Junção Ureteropélvica (conhecida como estenose de JUP). Em pacientes com estenose ocorre o estreitamento do ureter, interferindo na drenagem da urina. A cirurgia consiste na remoção desse estreitamento, o que exige muita técnica e precisão por parte do cirurgião, por isso a aplicação da laparoscopia nesses casos é tão indicada.

Sobre a especialização em laparoscopia avançada em urologia do Instituto Crispi

Um bom profissional da saúde deve se manter constantemente atualizado. No caso dos médicos, principalmente os que atuam na área cirúrgica, essa constante atualização é a garantia de um atendimento com mais qualidade e maior retorno para o profissional e para o paciente.

O Instituto Crispi possui um compromisso com a educação de qualidade, e constantemente traz cursos de atualização para que profissionais da área se mantenham sempre atualizados das melhores e mais recentes técnicas de sua área de atuação. A técnica de laparoscopia já é empregada no tratamento de diversas doenças, como a endometriose. Essa técnica, embora tenha sido descrita pela primeira vez ainda em 1901 e empregada pela primeira vez em 1910, ainda hoje é alvo de diversos estudos, que comprovam cada vez mais suas vantagens em relação às cirurgias convencionais.

A laparoscopia vem mostrando grandes resultados promissores atualmente quando aplicada na área urológica mesmo tendo sido introduzida na área da urologia já na década de 90, e por isso o Instituto Crispi desenvolveu um curso de Pós-Graduação em Laparoscopia Avançada em Urologia para profissionais da saúde.

Para quem o curso se destina

O curso de laparoscopia visa o aprimoramento de técnicas, a melhora de habilidades cirúrgicas em laparoscopia e maior segurança na realização desta técnica. O curso possui carga prática, com aulas de treinamento em simuladores, além da participação do aluno em cirurgias ao vivo. O curso possui uma carga horária total dividida em doze meses, com foco em alunos residentes da urologia ou urologistas já em atuação.

Principais vantagens do curso de Pós-Graduação em Laparoscopia Avançada em Urologia

O curso de Pós-Graduação em Laparoscopia Avançada em Urologia possui grandes diferenciais, como:

  • Simulações de cirurgias em equipamentos de alta tecnologia;
  • Participação de docentes internacionais, especialistas na área, totalizando mais de 30 docentes envolvidos na estruturação do curso;
  • Participação em cirurgias laparoscópicas ao vivo, acompanhado de profissionais especializados na área;
  • O curso é uma parceria entre o Instituto Crispi e a Faculdade Suprema, garantindo a junção de uma teoria de excelência e uma prática por parte de especialistas.

 Quer conhecer mais sobre o curso de pós-graduação?

Se você é profissional da área da urologia e deseja se especializar em um dos maiores institutos de cirurgia minimamente invasiva do país, não perca a oportunidade de se matricular no curso de pós-graduação em laparoscopia avançada em urologia, pois as vagas são limitadas. O curso tem início em março de 2022 e na página do curso o aluno encontra diversos detalhes sobre o curso, além da forma de se inscrever.

Para conhecer mais sobre o curso, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *