Como melhorar o estadiamento pré-operatório de início de carreira endometrioide

O estadiamento do câncer de endométrio é extremamente importante para a definição do tratamento a ser instituito na paciente, e consequentemente, melhorar sua sobrevida e mortalidade. Evitando-se, também, um tratamento excessivo ou insuficiente.

A histeroscopia é o exame padrão-ouro no diagnóstico do câncer de endométrio, não só por permitir a visualização direta mas também pela possibilidade de biopsia direcionada a lesão.

Este estudo, realizado na França, avaliou a acurácia (precisão) entre  a histeroscopia e a biópsia para o diagnóstico do cancer de endométrio. O estudo incluiu 101  mulheres com baixo e médio risco para cancer de endometrio. Nas pacientes com risco intermediario presumido houve maior estadiamento superestimado. E o estadiamento desvalorizado foi maior nas pacientes com biopsias endometriais do que naquelas submetidas a curetagem (34,5% X 15,2%). Portanto, quando há um risco intermediario de suspeita de cancer de endometrio devemos pensar em combinar a pesquisa dos exames de imagem com a biopsia realizada pela curetagem uterina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *