Conheça o curso de osteoartrite da articulação temporomandibular (ATM)

Diversas doenças podem acometer a saúde óssea das pessoas, como é o caso da osteoartrite da articulação temporomandibular (conhecida como ATM). A osteoartrite é uma doença que acomete principalmente a articulação temporomandibular, ocasionando deterioração da cartilagem articular, causando um espessamento e uma remodelação local do osso subjacente. Essa patologia é pouco conhecida pela maioria das pessoas, inclusive profissionais da área, que muitas vezes desconhecem as técnicas aplicadas na prática clínica para o tratamento desses pacientes.

Atualmente, o tratamento para as osteoartrites da articulação temporomandibular consiste em terapias conservadoras, mas caso o estágio da patologia já esteja avançado, é necessário uma terapia mais invasiva. Com o aumento da idade, os sintomas da osteoartrite da articulação temporomandibular começam a se manifestar, e dependendo do estágio da doença é necessário que o especialista opte por outras formas de tratamento.

Existem técnicas que podem tornar essa terapia mais invasiva em minimamente invasiva, trazendo maior segurança para o paciente e também para a equipe. Após o diagnóstico, condutas como lise e lavagem articular por artrocentese podem ser recomendadas, depois de uma avaliação detalhada por profissionais que tenham especialização na área.

Conhecido hoje como um dos centros de referência educacional, o Instituto Crispi desenvolveu um curso voltado para o diagnóstico e controle da osteoartrite da ATM. O curso é indicado para profissionais da área e aborda conteúdos  úteis para a prática clínica.

O que será abordado no curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite da ATM

  • Técnicas de injeção no compartimento da ATM, como no compartimento superior ou inferior;
  • Técnicas para a guiagem em tempo real por imagens de ultrassom, o que minimiza o risco de imprecisão;
  • Condutas minimamente invasivas para o tratamento da ATM;
  • Intervenções minimamente invasivas;

Diversos outros conteúdos importantes para a prática clínica serão abordados no curso, de forma teórica e prática, com treinamento prático em um laboratório de cadáveres congelados.

Carga horária e localização do curso

O curso terá duração de três dias, composto por carga horária prática e teórica. Será ministrado na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Suprema, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O curso é oriundo de uma parceria entre o Instituto Crispi e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, que possibilita um ambiente com uma infraestrutura totalmente voltada para potencializar ao máximo o processo de aprendizagem.

Para quem o curso se destina

O curso é destinado para cirurgiões dentistas, que possuam especialização em disfunções temporomandibulares, dor orofacial ou cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Como o curso pode contribuir para a prática clínica

O curso pretende proporcionar ao aluno aporte teórico suficiente para que ele possa aplicar em sua prática clínica as mais inovadoras técnicas para o tratamento de seus pacientes. Embora para os casos de osteoartrite da articulação temporomandibular a primeira linha de tratamento recomendado seja a de tratamento conservador, muitos casos requerem técnicas mais invasivas e que requerem maior especialização e precisão do profissional. Tudo isso requer que o especialista tenha experiência na área clínica, avaliando cada caso individualmente, sendo que a conduta pode variar de acordo com o fenótipo e estágio da doença.

Há um risco de falha nas técnicas invasivas empregadas, comprovado na literatura científica, principalmente na técnica de injeção às cegas. Para minimizar os erros e propiciar maior segurança para a técnica, a guiagem em tempo real através de imagens de ultrassom (como ocorre em videolaparoscopias, por exemplo) vem sendo empregada na prática clínica, com resultados extremamente positivos e minimização dos riscos de imprecisão da técnica.

Por mais qualificado e especializado que o profissional seja, ele deve se manter em constante atualização teórica e prática, pois a área da saúde sofre constantes mudanças e atualizações, visando sempre uma melhor conduta clínica e técnicas mais precisas e seguras para o paciente. Atualmente, existem diversos cursos de atualização voltado para profissionais da saúde, de curta duração, com maior carga prática do que teórica, preparando o aluno para a prática clínica.

Investimento

Ao se matricular no Curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite da ATM o aluno terá acesso à:

  • Material teórico elaborado por profissionais da área com vasta experiência clínica;
  • Alimentação, para os três dias de curso, garantindo que alunos de outras cidades ou estados não precisem se preocupar com alimentação;
  • Transporte, com opções de transporte que saem do Rio de Janeiro;
  • Hospedagem, novamente pensando em alunos que irão vir de outro estado ou cidade.

Dentro do valor da matrícula estão inclusos esses fatores, além dos outros benefícios, como as aulas em um laboratório com alta tecnologia e infraestrutura. As vagas para o curso são limitadas, e não há uma previsão de nova abertura de turmas, por isso é extremamente importante que o aluno garanta sua vaga realizando sua matrícula (acesse aqui para realizar sua matrícula: https://www.even3.com.br/cdecdoda2021/). Para a realização do curso o aluno deve realizar um investimento de R$220,00 de taxa de matrícula e mais um investimento de 9.000,00 para a realização, que deve ser pago até antes da data de início do curso.

O participante também pode submeter artigos científicos, e além de ganhar um espaço para mostrar seu trabalho e conversar com outros profissionais especializados na área também ganha certificação teórica, de um evento científico.  O Curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite da ATM é coordenado pelo Doutor Ricardo Tesch, especialista em ortodontia, e conta com a professora Reem Hossameldin, ambos com vasta experiência na área clínica de ortodontia.

O curso que ocorrerá em novembro ainda está com as vagas abertas, para que os profissionais interessados possam se inscrever. Clique aqui para saber mais e fazer sua matrícula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *