Aperfeiçoe a técnica de endoscopia ginecológica com o curso Fellow I

A endoscopia é a técnica utilizada para visualizar os órgãos internos do paciente, e no caso da endoscopia ginecológica, o objetivo é visualizar o interior do abdômen e os órgãos da região pélvica. Esse exame é realizado para a investigação de doenças ginecológicas, além disso o procedimento também pode ser usada como tratamento de doenças uterinas e ginecológicas.

A endoscopia ginecológica é composta por duas técnicas usuais nessa área: a laparoscopia e a histeroscopia, com o uso de câmeras de vídeo e outros instrumentos especialmente desenvolvidos para o procedimento.

A técnica é dividida em diagnóstica (videolaparoscopia diagnóstica e videohisteroscopia diagnóstica) e cirúrgica (videolaparoscopia cirúrgica e videohisteroscopia cirúrgica), sendo que a segunda é usada para o tratamento de doenças como o câncer do colo de útero. Cada vez mais as mulheres estão cuidando de sua saúde ginecológica, e cada vez mais buscam por profissionais que tenham experiência na área de doenças ginecológicas.  

Qual a finalidade do curso de Fellow I?

Os profissionais da saúde devem se manter em constante atualização profissional, para sempre fornecer o melhor atendimento ao paciente. Na área cirúrgica não é diferente: o profissional que lida com cirurgias ginecológicas deve estar em constante atualização, seja através de cursos de aprimoramento, extensão, atualização ou similares. 

O curso de Fellow foi desenvolvido pelo Instituto Crispi pensando nos profissionais que buscam não só por atualizações na área da endoscopia ginecológica, mas também pelos profissionais que buscam maior experiência. Com o curso o profissional não sai apenas mais atualizado, mas também mais preparado para a prática clínica. 

Como o curso funciona?

O curso conta com aulas teóricas e práticas, tornando o aprendizado mais dinâmico e efetivo. O curso possui uma base teórica, correspondente a 25% da carga horária total, desenvolvida por profissionais da área, com um conjunto das principais atualizações e técnicas da endoscopia ginecológica.

A outra parte do curso (75% da carga horária total) é totalmente prática. O maior enfoque do curso é na parte prática justamente para treinar o profissional e desenvolver suas habilidades na prática clínica. Com o curso o aluno:

  • Participa de treinamentos práticos em simuladores, para que o profissional se sinta apto e mais preparado na hora da prática clínica;
  • Participa de cirurgias com pacientes, para ver o que aprendeu durante a parte teórica do curso;
  • Integra de outras equipes de centros de referência na área de endoscopia ginecológica, até mesmo fora do país;
  • Tem contato direto com diversos tipos de casos clínicos, com diferentes patologias ginecológicas; 
  • Participa de uma equipe multidisciplinar para a discussão de casos clínicos, otimizando ainda mais o processo de aprendizagem do profissional. 

Quem pode se matricular no curso?

Para se matricular no curso é necessário que o profissional seja da área ginecológica e busque por aprimoramento e atualização na área da endoscopia ginecológica, histeroscopia e laparoscopia. É necessário que o profissional já atue na área ginecológica pois é requisito ter alguns conhecimentos prévios para acompanhar o curso da melhor forma possível. 

O curso possui um número de vagas limitado, por isso é necessário que o profissional que deseja se matricular não deixe para a última hora. Futuramente, novas turmas podem ser abertas, mas é importante que o profissional matricule-se o quanto antes. 

Quando e onde o curso irá acontecer?

O curso ocorrerá na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele será iniciada no dia 18 de novembro de 2021 e terá duração total de 360 horas, distribuídas em teoria (correspondendo a 25% da carga horária total) e prática (correspondendo a 75% da carga horária total). Posteriormente, novas turmas poderão ser abertas, dependendo da demanda por novas turmas e vagas no curso. 

Qual é o objetivo do curso?

O curso Fellow I é destinado exclusivamente para profissionais da área ginecológica, com o intuito principal de melhorar a prática clínica desses profissionais. Dentre os principais objetivos do curso, podemos citar que ele:

  • Possibilita a atualização e o aprimoramento de qualidade na área de endoscopia ginecológica com profissionais com vasta experiência cirúrgica;
  • Possibilita a base teórica de qualidade para atualizações e aprimoramentos com um material desenvolvido exclusivamente para o curso;
  • Possibilita a experiência clínica para o profissional, para que ele possa pôr em prática o que aprendeu durante a parte teórica do curso, podendo contar com o suporte de um especialista na área para sanar dúvidas;
  • Possibilita o aprimoramento de técnicas úteis para a endoscopia, melhorando o diagnóstico e tratamento fornecidos pelo médico.

Entenda o porquê fazer o curso Fellow I

Se você é profissional da área e busca aprimorar suas técnicas de endoscopia ginecológica, histeroscopia e laparoscopia, esse curso foi desenvolvido especialmente para sua atuação profissional. Os cursos de extensão desenvolvidos pelo Instituto Crispi são criados com parcerias entre grandes instituições de ensino da área da saúde e profissionais com décadas de prática clínica. Além de ter todo o suporte teórico necessário, o aluno recebe também o suporte prático necessário para sua atuação clínica. 

Dada a importância da técnica de endoscopia ginecológica para o diagnóstico e tratamento de doenças de cunho ginecológico, o profissional que atua na área deve saber executar essa técnica com precisão e muita prática. Conheça mais sobre o curso do Instituto Crispi e matricule-se hoje mesmo clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *