Endometriose: as 10 dúvidas mais frequentes

1 – Quais são os melhores métodos para identificar a doença?

A suspeita da endometriose começa com os sintomas característicos da doença. Aliado a isso, podemos realizar o diagnóstico clínico da doença pelo exame físico, ultrassonografia e ressonância magnética. O método diagnóstico padrão-ouro da doença é a laparoscopia com biópsia.

 2 – Qual a melhor alternativa de tratamento?

Não existe a melhor alternativa de tratamento, pois cada caso deve ser avaliado individualmente de acordo com a intensidade dos sintomas, gravidade das lesões e desejo reprodutivo. Assim, o medico especialista vai avaliar a paciente e indicar o melhor tratamento de acordo com a situação da doença e condições clínicas da paciente.

 3 – A endometriose causa infertilidade?

A endometriose provoca infertilidade em aproximadamente 50% das pacientes portadoras da doença, mas não necessariamente pacientes que tenham endometrioses serão inférteis.

 4 – Quais são os locais mais afetados pela doença?

A endometriose profunda tem localização mais comum na parte posterior da pelve, especialmente nos ligamentos chamados de uterossacros.

 5 – A endometriose pode virar câncer?

Existem estudos relacionando a presença de endometriomas (endometriose nos ovários) ao câncer de ovário, porem com baixas incidências (3%).

 6 – Mulheres que não têm cólica podem ter endometriose?

Algumas portadoras de endometriose podem ser assintomáticas, ou seja, podem não ter sintoma algum. A prevalência de mulheres assintomática é de aproximadamente 10%, variando de acordo com a população.

 7 – A endometriose pode ser hereditária?

A endometriose pode ser hereditária sim, pois está ligada ao fator genético, assim como fator  imunológico e hormonal.

 8 – A retirada do útero resolve a endometriose?

A histerectomia, que significa a retirada do útero, não necessariamente resolve os sintomas da endometriose, pois se houverem outros focos da doença na pelve ou abdomen, podem continuar a ser estimulado pelos hormônios produzidos pelos ovários remanescentes.

 9 – As lesões da doença podem reaparecer após a cirurgia?

A endometriose é doença crônica e progressiva, e o procedimento cirúrgico não garante a cura definitiva da doença. Esta pode recidivar em aproximadamente 30% das pacientes submetidas a procedimentos cirúrgicos prévios.

 10 – A partir de que idade os sintomas da endometriose podem ser identificados? 

Os sintomas da endometriose podem surgir a partir do momento em que a doença de manifeste, e a mesma pode ocorrer desde a menarca, ou seja, a primeira menstruação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *