Endometriose na Bexiga

A endometriose é uma doença ginecológica benigna caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, ou seja, em qualquer outro lugar do corpo.

O endométrio é a camada de tecido composto por glândulas e estroma, que recobre internamente a cavidade do útero, sendo responsável pela menstruação quando descama ao final de um ciclo menstrual.

O tecido endometrial uma vez fora do útero tem a capacidade de implantar e proliferar, aumentando a quantidade de células e o tamanho das lesões de endometriose. A disseminação do endométrio pode se dar por proximidade acometendo tecidos e órgãos pélvicos ou pela corrente sanguínea atingindo órgãos fora da pelve.

Quando o foco da doença está localizado na bexiga, a paciente pode sentir sintomas muito parecidos com infecções urinárias. Alguns deles são: Dor pélvica, incontinência urinária, dor na hora de urinar, náuseas e enjoos.

Como a endometriose possui o caráter de se “alastrar” por outros órgãos e um grande desconhecimento dos médicos e da população, o diagnóstico, na maioria dos casos, é sempre confundido com o de outras doenças.

Geralmente, a mulher que possui endometriose na bexiga, é encaminhada para uma ultra transvaginal que geralmente não mostra o foco no órgão.Ela continua sentindo as dores, sem saber o motivo, sendo tratada por algo que não é a verdadeira causa.

A ressonância é o exame ideal para descobrir os focos da endometriose. Ela pode estar localizada em vários órgãos. É necessário ter uma visão geral de todo o organismo

Em muitos casos, o foco da doença já está comprometendo tanto o funcionamento do órgão, que é necessário à intervenção cirúrgica. No caso da bexiga, a paciente deve ser operada pelo urologista, profissional responsável pelo trato urinário.

Os cirurgiões mais capacitados para este tipo de procedimento aplicam a técnica do, “one shot”, ou “tiro único”. Através de uma única cirurgia, o profissional deve eliminar todos os focos da endometriose que estão espalhados por diversos órgãos.

Esse conceito justifica à utilização de uma equipe multidisciplinar, que se encontra presente dentro do centro cirúrgico. São médicos atuantes em diversas áreas da saúde que estão no local da cirurgia, supervisionando o paciente para qualquer tipo urgência.

Outras Postagens

Nam dictum pretium nunc, nec suscipit urna lacinia in. Fusce ac congue nibh. Duis ac odio ante. Cras enim ac lacus tincidunt accumsan. Nam placerat urna ut euismod viverra.

Nosso blog