Endometriose na Bexiga

A endometriose é uma doença ginecológica benigna caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, ou seja, em qualquer outro lugar do corpo.

O endométrio é a camada de tecido composto por glândulas e estroma, que recobre internamente a cavidade do útero, sendo responsável pela menstruação quando descama ao final de um ciclo menstrual.

O tecido endometrial uma vez fora do útero tem a capacidade de implantar e proliferar, aumentando a quantidade de células e o tamanho das lesões de endometriose. A disseminação do endométrio pode se dar por proximidade acometendo tecidos e órgãos pélvicos ou pela corrente sanguínea atingindo órgãos fora da pelve.

Quando o foco da doença está localizado na bexiga, a paciente pode sentir sintomas muito parecidos com infecções urinárias. Alguns deles são: Dor pélvica, incontinência urinária, dor na hora de urinar, náuseas e enjoos.

Como a endometriose possui o caráter de se “alastrar” por outros órgãos e um grande desconhecimento dos médicos e da população, o diagnóstico, na maioria dos casos, é sempre confundido com o de outras doenças.

Geralmente, a mulher que possui endometriose na bexiga, é encaminhada para uma ultra transvaginal que geralmente não mostra o foco no órgão.Ela continua sentindo as dores, sem saber o motivo, sendo tratada por algo que não é a verdadeira causa.

A ressonância é o exame ideal para descobrir os focos da endometriose. Ela pode estar localizada em vários órgãos. É necessário ter uma visão geral de todo o organismo

Em muitos casos, o foco da doença já está comprometendo tanto o funcionamento do órgão, que é necessário à intervenção cirúrgica. No caso da bexiga, a paciente deve ser operada pelo urologista, profissional responsável pelo trato urinário.

Os cirurgiões mais capacitados para este tipo de procedimento aplicam a técnica do, “one shot”, ou “tiro único”. Através de uma única cirurgia, o profissional deve eliminar todos os focos da endometriose que estão espalhados por diversos órgãos.

Esse conceito justifica à utilização de uma equipe multidisciplinar, que se encontra presente dentro do centro cirúrgico. São médicos atuantes em diversas áreas da saúde que estão no local da cirurgia, supervisionando o paciente para qualquer tipo urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *