Endometriose no Septo Vaginal: Saiba se você possui a doença.

A endometriose profunda atinge os órgãos pélvicos infiltrando-os mais que 05 mm de profundidade. A localização mais comum das lesões são no compartimento posterior, ou seja, nos órgãos localizados atrás do útero, como ligamentos, intestino e parte posterior do útero e da vagina. Acredita-se que esta maior prevalência ocorra pela questão anatômica, já que as células endometrióticas provenientes da menstruação retrógrada (sangue que reflui pelas trompas durante a menstruação) irá se depositar nesta região.

Os sintomas não necessariamente são compatíveis com a gravidade ou local da lesão de endometriose.

O septo retovaginal é o espaço localizado entre a vagina e o reto (parte final do intestino). A hipótese é de que as lesões de septo retovaginal ocorram por proximidade, ou seja, lesões de fundo-de-saco, vagina ou reto infiltrem até esta região.

A incidência de lesão no septo retovaginal de acordo com a literatura atinge 12.7%, porém em estudo realizado pelo grupo do Instituto Crispi em 88 pacientes com endometriose profunda verificou apenas 1.4% de pacientes com lesão nesta localização.

Se quiser saber mais sobre como a doença se desenvolve no organismo, confira:

Outras Postagens

Nam dictum pretium nunc, nec suscipit urna lacinia in. Fusce ac congue nibh. Duis ac odio ante. Cras enim ac lacus tincidunt accumsan. Nam placerat urna ut euismod viverra.

Nosso blog