Março Amarelo: Mês Mundial de Conscientização da Endometriose.

A conscientização da endometriose, talvez seja o passo mais importante no combate à doença. Isso por que grande parte do agravamento da enfermidade está ligado à falta de conhecimento de médicos e pacientes.

Março foi escolhido por médicos e portadoras de endometriose do mundo todo, para levar informações e conscientização da doença que incapacitam tantas mulheres para o trabalho, prejudicando sua qualidade de vida.

Uma endometriose é marcada pela difusão de focos sobre o tecido que reveste a cavidade interna da barriga, ou o peritônio. Os níveis de intensidade da doença são categorizados de acordo com a profundidade das lesões. Focos com mais de 5 mm de profundidade caracterizam o estágio mais grave da doença.

Ela afeta milhões de brasileiras em idade reprodutiva. Apesar das causas ainda não serem totalmente esclarecidas, fatores psicológicos como ansiedade, depressão e até uma baixa imunidade, podem agravar a doença.

Em muitos casos, uma endometriose não é percebida. Pelo fato de uma sociedade definir como normativa como algo normativo, muitas mulheres sofrem com os sintomas que são consequência do período menstrual.

Em casos mais graves, uma mulher já passou por diversos médicos que forneceram o diagnóstico errado, e chegam até os especialistas em doenças, quando o quadro já está muito agravado.

Essa desinformação de ambos está ligada a uma questão cultural que distancia a mulher das alterações do seu próprio corpo.
Apesar de não usar uma cura definitiva, o tratamento da endometriose se divide em dois segmentos, através de remédios que inibem o processo menstrual com a manipulação de hormônios e a cirurgia de retirada dos focos.

Alguns médicos se especializam em ciência da cirurgia minimamente invasiva, que retira os pontos da doença, sem causar grandes estragos no corpo humano.

O mês de março é super importante para a divulgação e conscientização da doença. Endometriose não é frescura.

Outras Postagens

Nam dictum pretium nunc, nec suscipit urna lacinia in. Fusce ac congue nibh. Duis ac odio ante. Cras enim ac lacus tincidunt accumsan. Nam placerat urna ut euismod viverra.

Nosso blog