O papel da psicologia no tratamento cirúrgico da endometriose

O trabalho da psicologia no Instituto Crispi é apoiar as pacientes e seus familiares durante todas as fases do tratamento cirúrgico. Antes da cirurgia, em um encontro leve e descontraído, a psicóloga avalia as condições psíquicas da paciente, coletando informações relacionadas à história de vida, relação com a doença tratada, dificuldade para lidar com dores, libido e outros aspectos.

Outra responsabilidade da psicóloga é proporcionar a interface da equipe médica com as pacientes, visando facilitar a identificação e o esclarecimento de dúvidas, conflitos e outros tipos de dificuldades. Além de oferecer suporte emocional às famílias, orientações e esclarecimentos sobre procedimentos a serem realizados.

Toda a ação visa minimizar os desgastes decorrentes da intervenção realizada e até mesmo, em alguns casos, do processo de estresse emocional e físico decorrentes, muitas vezes, da demora no diagnóstico do problema a ser tratado. Em geral, algumas pacientes também apresentam frustrações e conflitos emocionais, como raiva, angústia, ansiedade e medo, comuns nos casos de doenças crônicas.

Além de todos os sintomas físicos que geram limitações, muitas mulheres com endometriose queixam-se de algumas alterações emocionais, tais como irritabilidade, tristeza, falta de satisfação, sentimento de incapacidade, entre outras. Em grande parte, essas alterações estão relacionadas aos sintomas que experimentam e ao tempo que convivem com eles.

Podem ainda se afastar do convívio social, diante da dificuldade de falar com as pessoas ao seu redor sobre a doença. Portanto, a atuação da psicóloga é justamente no suporte, auxílio e acolhimento, visando assegurar o equilíbrio e a harmonia, para superar o momento da cirurgia e propiciar uma melhor recuperação.

 

Fonte: Manual de Orientações

Por: Márcia Anselmo, psicóloga.

Outras Postagens

Nam dictum pretium nunc, nec suscipit urna lacinia in. Fusce ac congue nibh. Duis ac odio ante. Cras enim ac lacus tincidunt accumsan. Nam placerat urna ut euismod viverra.

Nosso blog