Papel da cirurgia robótica no manejo da endometriose profunda

A cirurgia robótica é desenvolvida com uma tecnologia que possibilita ao cirurgião realizar o procedimento cirúrgico a distância por braços de um robô.

É uma cirurgia muitas vezes complexa, requerendo uma equipe multidisciplinar e um tempo operatório grande. Existem estudos publicados comparando cirurgias de endometriose profunda utilizando a laparoscopia convencional e a robótica. Algumas vantagens da cirurgia robótica são: a visão 3D, a diminuição do tremor e a melhor ergonomia cirúrgica.

Muitos especialistas garantem que essa é a profissão do futuro, pois daqui há 10 ou 15 anos, ou se faz cirurgia robótica ou não se faz cirurgia. A tecnologia corre contra o tempo, e a cada vez mais o uso de robôs faz parte do nosso dia a dia.

As vantagens do uso dos robôs em cirurgia robótica, consequentemente, diminuem a morbidade e o risco de conversão para laparotomia. Um estudo de ensaio clínico randomizado é necessário para estabelecer este benefício entre as duas técnicas.

A técnica que usa robôs em cirurgias está ficando cada vez mais popular. No Brasil, já existem 23 equipamentos que fazem este tipo de procedimento em hospitais do Nordeste, Sul e Sudeste. A cirurgia pode custar até R$ 30 mil, mas essa operação já é feita pelo SUS em cinco hospitais em três estados do Brasil.

O cirurgião que tem interesse em desenvolver suas habilidades e se aproximar cada vez mais das tendências do futuro, deve procurar um curso de treinamento em sistematização cirúrgica.

Conheça as vantagens de se especializar nessa área:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *