Saúde baseada em valor: entenda mais sobre essa prática

Você já ouviu falar em saúde baseada em valor? O Instituto Crispi se baseia nesse conceito no momento do atendimento as pacientes, por isso hoje vamos trazer um pouco mais sobre o assunto e explicar qual a sua importância na prática clínica. Antes de definir o que significa saúde baseada em valor, devemos nos contextualizar. 

Atualmente, o nosso sistema de saúde (assim como a maioria dos sistemas de outros países) se baseia em serviço, ou seja, o foco principal é o número de procedimentos realizados e não necessariamente a efetividade desses procedimentos. No entanto, nas últimas décadas a expectativa de vida aumentou, assim como o número de pessoas acometidas por doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), fatores responsáveis por uma elevação do custo da saúde. 

Pensando nesse contexto, entra a prática da saúde baseada em valor, onde o foco do tratamento é qualitativo e voltado para a experiência do paciente; em alguns casos, menos tratamentos são propostos, substituídos por tratamentos mais efetivos. Nessa prática, o foco principal está na melhora da saúde e não prioritariamente na cura da doença (extremamente importante no caso das doenças crônicas, em que não há cura, mas sim um tratamento vitalício). Leva-se em consideração tratamentos a longo prazo, associando os custos do tratamento com os resultados que são obtidos e não com o número de procedimentos que são realizados, deixando explícito o grande custo benefício dessa prática.  

Principais desafios desse sistema e como aplicar na prática

Vamos explicar de forma geral como implementar a prática no dia a dia, além de apresentar os principais desafios enfrentados durante essa aplicação. 

Para mostrar como aplicar o modelo de forma efetiva, podemos citar o exemplo do Reino Unido. Hoje o Reino Unido é considerado o líder  entre os países europeus na prática da saúde baseada em valor, através de um programa em todo o sistema do National Health Service. Um dos principais diferenciais desse programa é o uso de tecnologias digitais e de atendimento domiciliar para a promoção da saúde e acompanhamento do paciente, assim melhorando o atendimento desse paciente e consequentemente a satisfação dos mesmos. O uso dessas tecnologias diminuiu os serviços utilizados, mas em compensação os serviços oferecidos se tornaram mais eficientes.

Trazendo a saúde baseada em valor mais para o nosso contexto, na prática clínica percebemos que os pacientes estão cada vez mais informados e mais exigentes com os tratamentos que estão sendo oferecidos. Graças ao avanço da tecnologia, com apenas uma pesquisa rápida o paciente consegue saber aspectos gerais sobre o que ele tem e sobre o que ele precisa para melhorar sua saúde. A saúde baseada em valores pode ser usada para a promoção da saúde do paciente, monitorando e identificando possíveis problemas que possam surgir e afetar a sua saúde, afinal, como sempre ressaltamos, a prevenção é sempre o melhor remédio.

Um dos principais desafios hoje encontrados para a implementação desse sistema é achar uma forma de monitorar a eficiência do uso de tecnologias na saúde de um grupo grande de pacientes. Por mais que já existam no mercado soluções de monitoramento, faltam estudos sobre essas soluções e validações que comprovam sua efetividade.

Como o Instituto Crispi aplica a saúde baseada em valor

No Instituto Crispi já fazemos a aplicação da saúde baseada em valor. Para exemplificar como aplicamos a prática em nosso dia a dia, podemos citar:  

  • Equipe Multidisciplinar: um dos focos da prática deve ser a jornada do paciente, levando em consideração todo o processo envolvido e todos os profissionais que participam de seu tratamento. Isso é facilitado ao se contar com uma equipe multidisciplinar, como ocorre no Instituto Crispi, pois assim os profissionais podem elaborar e acompanhar juntos a jornada do paciente, e criar ações de promoção  da saúde que envolvam as diversas áreas de atuação.
  • Assessoria financeira para tornar o tratamento possível: por melhor que que seja o tratamento, se ele não for acessível financeiramente para a paciente, ela não poderá ser aderido por ele. Por isso, o Instituto Crispi conta com uma equipe responsável por auxiliar o paciente a resolver as questões financeiras relativas ao tratamento, tornando-o mais acessível, sem perder a efetividade da prática da saúde baseada em valor. 
  • Concierge: Preocupados com bem-estar e qualidade no atendimento, dispomos do serviço de concierge, cuja função é atender, com máxima eficiência, necessidades burocráticas e de ordem pessoal das nossas pacientes, o que inclui organizar viagens para quem vem de outras localidades, oferecer opções de translado, hospedagem, seguro, além de informações turísticas e gastronômicas. Presente em todo processo desde a chegada da paciente ao consultório médico, a concierge é responsável por oferecer todo acolhimento necessário, por acionar o convênio médico, apresentar orientações importantes sobre o período pré-operatório e agendar as consultas com especialistas. Após a cirurgia, assim como toda a equipe, ela continua acompanhando a recuperação da paciente, providenciando tudo o que for necessário para tornar esse período o mais tranquilo possível. Após a alta, tem ainda a responsabilidade de monitorar a saída da paciente do hospital e a chegada em casa com votos de plena recuperação, reforçando nosso compromisso de dar apoio e suporte neste momento tão delicado.
  • Manual de orientação para a paciente que vai operar: um paciente instruído sobre o procedimento que irá realizar representa um paciente mais adepto ao tratamento e aos cuidados pré e pós operatórios. No Instituto Crispi, os pacientes submetidos a cirurgias recebem um manual com orientações sobre o procedimento operatório, para diminuir possíveis receios e os manter informados. Além disso, toda a equipe está disponível para auxiliar a paciente esclarecendo possíveis dúvidas sobre a operação.
  • Video editado com legendas na cirurgia: pensando em oferecer máxima transparência às nossas pacientes, nós gravamos a cirurgia na íntegra e temos uma equipe de edição especializada que personaliza o vídeo, legendando os procedimentos realizados. A paciente pode levar para casa a cirurgia na íntegra ou editada (mais didática). O pendrive com a cirurgia é dado para a paciente na primeira revisão após a cirurgia, com uma semana, no dia em que ela retira os pontos. O Dr. Cláudio mostra o vídeo, mostrando cada etapa realizada, explicando os detalhes.  
  • Laudo personalizado com exames feitos, consultas realizadas e registros cirúrgicos: na hora do diagnóstico e da recomendação do tratamento, o paciente é avaliado com base em todos os exames realizados, em todas as consultas com os diversos profissionais do instituto e com os registros cirúrgicos, garantindo assim uma maior efetividade do diagnóstico. 

Mesmo com as dificuldades atuais para implementar esse sistema onde a saúde é baseada no valor que possui para a vida das pessoas, muitos especialistas da área concordam que é necessário uma reestruturação do  nosso sistema de saúde. Mudar essa visão representa não só um avanço para a saúde, como também um aumento da sustentabilidade econômica, beneficiando também os profissionais da categoria. Conheça mais sobre o Instituto Crispi clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *