The Systematization to Treat the Parametrium Endometriotic Nodule Safely

As lesões de endometriose profunda que acometem o paramétrio, normalmente, não são fáceis de diagnosticar nos exames de rotina e visualizar no procedimento cirúrgico. Elas podem provocar os sintomas clássicos da endometriose profunda e ainda acometer a inervação provocando dores reflexas. É uma estrutura complexa e difícil de tratar pois sua localização é trajeto de vários órgãos nobres como o ureter, os nervos pélvicos, artérias e órgãos como intestino e bexiga.
O Dr. Claudio Crispi criou uma sistematização de abordagem cirúrgica do paramétrio durante a cirurgia de endometriose profunda para reduzir os riscos de complicações pos operatórias, evitando danos a estas estruturas nobres.
O estudo que avaliou a técnica da sistematização de abordagem do paramétrio foi publicado recentemente na JMIG, onde avaliou-se 470 pacientes com o diagnostico de lesão parametrial submetidas a cirurgia citoredutora para endometriose. Todas estas pacientes foram operadas pela técnica da sistematização de abordagem do nódulo de paramétrio, onde inclui-se a lise de aderências, a ureterolise e a neurolise (nerve sparing). As 74 pacientes que realizaram a paramentrectomia no ato cirúrgico foram acompanhadas por 60 dias para complicações pos operatórias, onde 04 tiveram incontinência urinaria ou disfunção urinaria aguda, 01 lesão iatrogênica ureteral corrigida no ato operatório e 01 com parestesia do membro inferior unilateral revertido com fisioterapia. A abordagem do paramétrio é desafiadora e complexa, mas com a sistematização os riscos de complicação graves se tornam menores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Conheça outros artigos publicados pela equipe do Instituto Crispi.

Nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *